7/11/17 | Buffet Infantil | Nenhum comentário
Eventos para crianças precisam de bons atrativos a fim de envolver os convidados em um clima alegre e divertido. E um dos principais cuidados para isso é pensar bem na mesa dos docinhos. Oferecer variedade e fartura no cardápio de doces para festa infantil é um dos segredos para o sucesso.
E como essas comemorações fazem parte do imaginário de muita gente, mais do que inovar, o ideal é trabalhar com opções clássicas, que não podem faltar, para atender às expectativas dos clientes. Imagine um buffet intantil sem brigadeiro. Não dá, né?
Para guiar você no planejamento das guloseimas, neste post, vamos mostrar 5 opções de docinhos que são indispensáveis nas festas dos pequenos. Anote aí:
Não poderíamos começar a lista com outra dica que não fosse o brigadeiro. O docinho mais famoso do Brasil surgiu em meados do século XX. Uma das histórias mais conhecidas conta que o doce foi nomeado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, pois a receita havia sido criada para vendas voltadas à arrecadação de fundos da campanha política do militar.
Mesmo que a receita seja conhecida, é bom lembrá-la: um clássico brigadeiro leva, na massa, leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Na finalização, vai chocolate granulado. Mas você pode usar confeitos diferentes, como coloridos ou em preto e branco, conforme a preferência do cliente.
Brigadeiro e beijinho são o par perfeito das festas infantis. O beijinho nasceu nos conventos de Portugal e, ao ser trazido ao Brasil pelos colonizadores, ganhou toques da nossa cozinha. Por exemplo, no preparo tradicional, a massa leva ovos, algo que não é comum na receita brasileira.
Parecido com o brigadeiro, o beijinho também é à base de leite condensado e manteiga. O que o diferencia, na hora de saborizar, é o coco, que serve também para a finalização. E, no meio de um beijinho clássico, vai um dente de cravo, que tem fim decorativo. Se o cliente preferir, você pode retirá-lo. Os beijinhos também aceitam confeitos diferentes — os prateados são muito pedidos.
Outro doce com coco que faz muito sucesso. Além de deliciosas, as balas de coco servem como detalhes na decoração, enroladas uma a uma em papel crepom colorido nos tons da festa. Originada do alfenim, massa árabe à base de açúcar, água e vinagre, a bala brasileira leva açúcar, água e leite de coco. Já são encontradas versões industrializadas, mas o mais interessante é trabalhar com fornecedores artesanais: o sabor é incomparável!
Esse docinho passou por bastantes transformações. Original do Norte e do Nordeste do Brasil, o cajuzinho realmente nasceu do caju: a polpa da fruta que, abundante naquelas regiões, era a base da massa. Porém, depois de ser levada pelos migrantes nordestinos para outras partes do Brasil, a receita foi ganhando adaptações até chegar ao que é hoje, um doce geralmente feito à base de amendoim torrado e sem pele, manteiga e leite condensado.
Do preparo original, ficou o formato: o doce é moldado tradicionalmente como um pequeno caju e, na ponta, coloca-se castanha-de-caju ou amendoim. Mas já há muita gente fazendo o docinho redondo também, uma tendência que otimiza o preparo.
Até aqui, falamos de doces tradicionais brasileiros. E para variar, a última dica da lista vem de fora, dos Estados Unidos. O cake pop não é tão antigo, mas é um sucesso indiscutível dos últimos anos e, sem sombra de dúvidas, ganhou o coração das festas brasileiras.
O doce é feito à base de bolo esfarelado misturado com algum ingrediente que dê liga para moldar bolinhas. É legal usar ingredientes bem brasileiros para isso, como o doce de leite. Depois de pronta a massa, é só moldar os docinhos, colocá-los na ponta de palitos e finalizar tudo com cobertura e confeitos a gosto. Assim como a bala de coco, o cake pop também ajuda muito na decoração da mesa.
E aí, o que achou das opções para o cardápio de doces para festa infantil? Você tem costume de oferecer mais algum docinho que não apareceu por aqui para encantar os clientes do seu buffet? Participe da conversa e conte sua experiência deixando um comentário no post!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL