5/11/18 | Cardápio | Nenhum comentário
O buffet é uma das partes principais de um evento. Quem vai a uma festa normalmente fica bem atento aos diferentes pontos do local e ao buffet. Afinal, é esse serviço que abastece os convidados durante o evento ou após horas de diversão.
Mas como montar um buffet de qualidade e que atenda todas as necessidades de sua festa? O que é imprescindível inserir no cardápio? E quais os alimentos que você poderia deixar de lado? Essas são questões que deixam muita gente em dúvida. Escolhas equivocadas podem prejudicar o evento e, por isso, diversos alimentos devem ser muito bem pensados na hora de montar o buffet. Alguns são imprescindíveis, mas outros podem tranquilamente ficar de fora.
Se você quer acertar nas suas escolhas, confira as dicas de quais alimentos você deveria ignorar ao montar um buffet de sua festa.
Um evento ou festividade deve ser algo leve e mais livre de complicações, de preferência. Especialmente quando o assunto for comida. Fuja daqueles pratos muito complicados, tanto no preparo quanto na hora de comer, como os alimentos difíceis de cortar, em grandes porções ou que esfarelam facilmente. Eles não agradam em momentos de grande confraternização social e podem deixar seus convidados insatisfeitos.
Porções menores de preparo e consumo simples, do contrário, podem agradar a todos. Os famosos “finger foods”, aquelas comidinhas que podem ser comidas com os dedos, são os mais indicados para diferentes tipos e ocasiões.
O clima festivo combina muito mais com refeições leves. Normalmente, as festas envolvem atividades mais agitadas, como dançar no salão e conversar com diferentes pessoas nas mesas. Uma feijoada, por exemplo, deve ser evitada em festas de casamento ou eventos noturnos, como os aniversários de 15 anos.
Se a proposta for durante o dia, em um clima mais descontraído, e você não abrir mão daquela feijoada, ainda assim é possível balancear as opções de buffet. Diversifique e coloque à disposição uma tábua de frios. Servir alguns salgados mais leves também pode ser uma boa saída.
Nem todos os convidados têm paladar para receber bem os alimentos muito temperados. Sem falar que muita gente, hoje em dia, apresenta restrições alimentares. O excesso de tempero pode não cair bem e comprometer o bom aproveitamento do evento para algumas pessoas. O mais indicado aqui é apostar nas receitas saborosas, mas sem exageros.
Balanceando as escolhas, todos sairão mais satisfeitos e sem problemas de indigestão. O mesmo serve para os alimentos muito apimentados. Cada pessoa tem um nível diferente de tolerância a esse tipo de condimento.
A forma como os alimentos são servidos também pode dificultar a boa aceitação do seu buffet. Servir pratos quentes demais talvez gere grande desconforto para quem for degustar a comida, especialmente se não for avisado previamente sobre a temperatura do prato. Ou seja, se você pretende servir caldos ou outros tipos de alimentos que concentram muito calor, é conveniente informar, por meio de placas, a respeito da temperatura.
Muitas pessoas têm alergia aos frutos do mar ou amendoim, por exemplo. Por isso, é interessante evitar ou, ao menos, não levar esses ingredientes nos pratos principais do buffet. Imagine que desagradável precisar de uma emergência médica no meio da festa?
Com essas orientações fica mais fácil saber como montar um buffet sem erros, para que todos os convidados desfrutem do evento sem imprevistos ou constrangimentos! Não se esqueça de sempre prezar pela higiene e pela segurança dos alimentos servidos.
Gostou do nosso conteúdo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros posts como este, recebendo informativos diretamente em seu e-mail!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL