Histórias de grandes empresárias que começaram com pequenos negócios



Histórias de grandes empresárias que começaram com pequenos negócios

Quando observamos o faturamento das grandes empresas, imaginamos que seus gestores nasceram fazendo isso! Mas, as empresas sempre começam do zero e podem tornar seus fundadores grandes empresárias.

No post de hoje, vamos contar a estória de 5 empresárias, que conseguiram alcançar destaque por meio do seu trabalho e hoje são um incentivo para todos nós. Acompanhe!

1. Luiza Helena Trajano, Magazine Luiza

A maior empresa de varejo, do Brasil, tem como CEO Luiza Helena Trajano. Nascida em Franca, São Paulo, começou a trabalhar aos 12 anos, para poder comprar presentes de Natal. Vindo de uma família de vendedores, logo percebeu que tinha no sangue a verve de empresária.

Com o tempo, Luiza transformou a pequena loja dos tios, a Cristaleira, em um modelo de negócio baseado na inovação e na qualidade de atendimento. Em 1991, época em que a internet era bem limitada, ela apostou em uma loja on-line.

Acreditar nas pessoas e no poder da comunicação (interna e publicitária), permitiu a ela aumentar seus ganhos, fazendo parcerias com fornecedores, com gerentes e criar seu grupo de conselheiros. Hoje, a empresa possui mais de 600 lojas, no Brasil, e fatura, aproximadamente, R$ 6 bilhões por ano.

2. Zica Assis e Leila Velez, Beleza Natural

Na década de 1970, Zica Assis precisava encontrar uma maneira de domar seus cachos, porém, o mercado não oferecia cosméticos adequados para esse tipo de cabelo. A doméstica realizou um curso de cabeleireira e passou 10 anos misturando produtos e matérias-primas para descobrir o produto ideal para seus cabelos.

Ao desenvolver sua famosa fórmula o Super-Relaxante, Zica e seu marido venderam seu Fusca e abriram o primeiro salão, na Grande Tijuca, Rio de Janeiro. Foi então que, a gerente de 18 anos de uma loja do McDonald’s, Leila Velez foi chamada para gerir o atendimento do salão e o fez, semelhante a uma linha de montagem. As clientes passavam por várias etapas realizadas por diferentes profissionais especializadas.

Em 2005, Beleza Natural, o primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil, contava com 100 unidades no país. Além de vender seus produtos, Zica mantém um canal no YouTube no qual fornece dicas de sua especialidade, ou seja, cabelos crespos e ondulados.

4. Alcione Albanesi, FLC

Alcione Albanesi gostava de moda, desde adolescente. Começou a trabalhar como modelo, mas, almejava sua própria confecção de roupas. Aos 17 anos, ela abriu sua loja empregando 80 funcionários. Com tanto sucesso, viajava para muitos lugares e foi nos Estados Unidos que ela teve um insight para mudar de ramo e estabelecer seu negócio atual.

Andando em uma loja de departamentos, ela notou o baixo preço de uma lâmpada fluorescente, produto ainda pouco conhecido no Brasil. Ao descobrir a procedência chinesa, programou sua primeira viagem à China. Lá, obteve as informações necessárias para criar, calcular o lucro do produto e, com isso, desenvolveu rapidamente a empresa pioneira na produção de lâmpadas fluorescentes no país, a FLC.

5. Sônia Hess, Dudalina

Filha de um poeta, Seu Duda, e da empreendedora, Dona Lina, Sônia Hess assumiu a presidência da camisaria e tornou a Dudalina a maior exportadora de camisas do Brasil. A origem da marca se deu quando o pai foi a São Paulo, para abastecer a loja da família. Como não tinha experiência de compra, acabou adquirindo um tecido em metragem excessiva.

Dona Lina ressignificou o prejuízo ao desmanchar uma das camisas que estava à venda, para descobrir como era feita. Naquela tarde, ela e duas costureiras fizeram três peças que foram vendidas rapidamente. Com isso, surgiu a oportunidade de desenvolver um produto que foi muito bem aceito.

Sônia Hess, a sexta dos 16 filhos do casal, nasceu em Luís Alves, Santa Catarina, fez cursos em Barcelona, trabalhou em Minas Gerais e foi a São Paulo para, em pouco tempo, tornar-se diretora da Dudalina.

Apresentamos 5 empresárias brasileiras, que evidenciam, além de determinação, a importância de orquestrar uma equipe. É fundamental, compreender como delegar tarefas importantes aos funcionários para ter tempo de pensar como aumentar a produtividade do negócio.

E você, conhece alguém que poderia se inspirar com essas histórias de grandes empresárias? Então compartilhe este post nas redes sociais!

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1 comentário - Quero comentar!

  • Baixada similarmente acautelar que identifiquei estas
    7 características no decorrer de minha experiência equipe,
    criando e também administrando os meus negócios no entanto, além disso, estudando observando e também ajudando alheios empreendedores a começarem suas
    empresas.

    Comentário por portal geração empreendedora — 13 de dezembro de 2017 @ 12:23

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