26/11/15 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Ao contrário do que muitos pensam, gerir um pequeno buffet não é tão fácil quanto parece. Portanto, ao investir nesse tipo de negócio, tenha em mente que será preciso obter alguma ajuda na gestão da empresa.
O dono de um buffet, muitas vezes, é também o seu próprio gestor. Portanto, ele deve estar atento a tudo que pode ser melhorado. E, considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, é necessário dar atenção a cada detalhe na gestão do negócio — para que ele prospere e dê certo.
Pensando nisso, trouxemos hoje 5 dicas para facilitar a gestão de seu buffet. Confira agora!
Uma das maneiras de saber se o seu negócio está indo bem, se está crescendo da maneira como você esperava ou, pelo menos, acompanhando o mercado, é criar metas para um determinado intervalo de tempo e analisar os resultados.
Além disso, é preciso lembrar que bons resultados podem levar algum tempo para serem atingidos e, sobretudo, que os seus objetivos devem ser razoáveis. Caso contrário, você poderá se frustrar e o método das metas não será eficaz.
Ao fazer uma análise de custos detalhada, é possível separar alguns gastos desnecessários — que podem ser reduzidos ou cortados. Exemplos simples são a economia de energia e água, telefone, gastos que, geralmente, podem ser reduzidos com medidas simples.
Também é importante analisar a possibilidade de corte de matéria-prima ou, ao menos, de evitar o desperdício. Há muito o que ser observado e analisado nesse sentido, para que seu orçamento seja investido da melhor forma.
Não é raro encontrar clientes que reclamam de empresas que são muito prestativas na hora da venda, mas que os deixam desamparados no pós-venda. Esse tipo de reclamação faz com que o seu buffet deixe de realizar vendas futuras, além de fazer uma propaganda negativa.
Por isso, esteja sempre atento às reclamações e feedbacks dos clientes, mesmo após as vendas. Uma ótima maneira de se aproximar de seu cliente é se fazer sempre presente, em todos os estágios do processo de vendas. Criar um diferencial, como oferecer descontos para contratações futuras, por exemplo, pode ser um excelente começo.
Existem hoje no mercado diversos softwares de gestão de negócios, que podem te ajudar a organizar melhor as atividades do seu buffet, assim como sua gestão financeira — e o melhor: eles são muito simples de serem usados. O software da Netview, por exemplo, é capaz de controlar o estoque da empresa, toda a área financeira etc. É um sistema muito indicado para quem tem projetos voltados para buffets de pequeno porte.
Com uma equipe motivada, o seu buffet terá resultados muito melhores. Funcionários mais satisfeitos e felizes com o ambiente de trabalho realizam seu trabalho com excelência e, consequentemente, fazem com que os clientes se sintam satisfeitos com a qualidade dos serviços. Ou seja, funcionários que trabalham felizes são indispensáveis para um buffet de sucesso.
Seguindo as dicas acima, e fazendo os investimentos corretos, é possível aprimorar — e muito! — as atividades de um buffet.
E você, conhece outras dicas para melhorar a gestão de buffets de pequeno porte? Conte para nós!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL