29/03/17 | Gestão de Buffets | 1 comentário
Delegar tarefas para funcionários ainda é um problema para você? É difícil ter certeza de que tudo sairá como esperado e ainda confiar de que os prazos serão cumpridos e as metas alcançadas?
Principalmente em pequenos e médios negócios, o que mais se vê são líderes sobrecarregados e estressados, incapazes de delegar funções e que acabam até mesmo comprometendo a saúde da empresa e evitando que a mesma cresça.
Está se vendo nessa realidade? Fique calmo e continue a leitura!
Ser um bom líder não significa saber tudo. É para isso que você conta com funcionários na sua equipe com diferentes aptidões e que, juntos, podem ajudar a sua empresa a crescer.
Muitos donos de negócios e líderes de equipe acabam não delegando funções por medo de serem vistos como incompetentes, receio de perder o controle, por não saber quais são as tarefas mais e menos importantes e também por não conhecerem e não prepararem os seus funcionários adequadamente.
O resultado dessa centralização não é nada bom, nem para quem centraliza as ações, nem para a empresa. Um líder sobrecarregado poderá colocar em risco a sua saúde e as suas relações pessoais, afinal, só terá tempo para a empresa. Por outro lado, a empresa poderá ficar “amarrada” às decisões do dono, e não conseguirá crescer, além de ser menos eficiente.
Por tudo isso, delegar tarefas para funcionários é essencial para o crescimento do negócio.
Já está convencido da importância de delegar funções, mas não sabe como fazê-lo, de modo que os objetivos sejam atendidos e as metas cumpridas? Tem medo de acabar com resultados inexpressivos? Veja algumas dicas fundamentais:
É impossível delegar funções se você não conhece bem a sua equipe e não sabe quem é a melhor pessoa para determinada tarefa. Por isso, busque saber quem são os seus talentos, qual experiência de trabalho eles possuem, quais qualidades e características e em quais áreas e setores costumam se destacar.
Se você não conta com um setor de RH, poderá você mesmo realizar essa tarefa, ou investir em consultores. Além disso, empresas pequenas devem sempre se atentar para a necessidade de treinar todos os funcionários para executarem diversas funções. Isso evita falta de profissionais em períodos de férias, afastamento ou demissões, por exemplo.
Entenda que delegar é diferente de mandar. Para que os resultados apareçam, você precisa ser um líder mais próximo dos seus funcionários, deixando que os colaboradores criem soluções e saídas e, juntos, vocês trabalhem em prol da empresa.
Lembre-se que, para o sucesso do seu negócio, você não precisa ser um expert em todas as áreas, mas é preciso estar cercado dos melhores funcionários que, juntos, levarão a sua marca ao sucesso.
Assim, tenha o hábito de conversar com seus colaboradores, analisar junto da sua equipe a tarefa proposta, esclarecer as dúvidas, apoiar e motivar as suas equipes.
Não é possível delegar funções se você não sabe o que é mais ou menos importante. O ideal é que você execute apenas as funções estratégicas e deixe as questões operacionais para a equipe.
Uma boa dica é listar todas as tarefas que precisam ser executadas no dia, definindo as mais e menos importantes. Então, pense em quais profissionais poderão realizar as menos importantes e em qual prazo. Pense também em quanto tempo você levará para realizar as mais importantes e se poderá contar com auxílio para diminuir esse período.
Ao delegar tarefas, sempre explique para a sua equipe quais resultados deseja alcançar e fique de olho nas decisões que estão sendo tomadas. Se você notar que algo está fora do planejado, intervenha antes do fim da execução da tarefa.
Para motivar seus funcionários a atingirem as metas, ofereça oportunidades de aprendizado, dê feedbacks e oriente e aponte soluções durante o percurso, evitando apenas criticar o resultado final. Analise as formas como as tarefas estão sendo desempenhadas e seja solícito com as dúvidas da equipe.
Com essas dicas ficou mais fácil delegar tarefas para funcionários? Ainda tem dúvida? Deixe um comentário!
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Muito importante as digas de liderança, tenho uma empresa MEI e tenho essa dificuldade.
Comentário por Tiago Maia Araujo — 16 de abril de 2017 @ 16:45