8/05/18 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Se você está considerando a adoção de um software para buffet, precisa ler esse post! Essa ferramenta de gestão, também conhecida por ERP (Enterprise Resource Planning — Planejamento de Recursos Corporativos, em português), é muito importante na hora de administrar um negócio.
Se escolhida de forma correta, ela traz diversos benefícios para o buffet, como aumento das vendas, redução de gastos e até mesmo ganho de vantagem competitiva.
Embora o software para buffet seja uma solução voltada a contribuir para qualificar a gestão do seu negócio, é preciso buscar uma opção que faça sentido para você. Isso significa que é imprescindível entender quais variáveis considerar nesse processo, evitando desperdiçar valiosos recursos em uma escolha inadequada.
No entanto, apesar de ser uma ferramenta que ajuda — e muito! — a gerenciar o negócio, é preciso buscar uma opção que faça sentido para seu negócio, entendendo quais variáveis considerar nesse processo para não desperdiçar recursos valiosos em um software errado.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste post, as principais informações sobre os softwares para buffet, a fim de ajudar você a tomar uma decisão bem informada.
Primeiro, você deve entender que um software para buffet é um ERP preparado para atender as diversas necessidades desse tipo de negócio. Dessa forma, o sistema apresenta funcionalidades como:
Um software de qualidade permite a gestão completa do buffet, facilitando todas as tarefas dessa área. Além disso, as melhores opções oferecem integração com outras plataformas e personalizações para deixar a solução ainda mais eficiente.
Conforme mencionado, contratar um software para buffet traz diversos benefícios para o negócio. Elencamos, a seguir, alguns dos mais relevantes, a fim de mostrar o poder dessa solução!
Com um sistema que facilita e integra as diversas tarefas da gestão, os processos são feitos de forma mais rápida e otimizada. Dessa maneira, ações relacionadas à consulta de informações e ao processo de tomada de decisão são simplificadas.
As informações do sistema também podem ser usadas para realizar atividades cruciais, como a compra de mercadorias. É possível, com apenas alguns cliques, criar checklists para os eventos e programar todo o seu fluxo.
Outro ganho proporcionado por um software para buffet é a eliminação de erros manuais que prejudicam o negócio, como a marcação de números e valores errados em orçamentos, fluxo de caixa e controles diversos. O sistema é automatizado, realizando muitos cálculos e ações de forma automática.
Com a otimização das atividades, os custos operacionais são reduzidos. O tempo para realizar tarefas é menor, portanto, não é necessário aumentar o time para suprir ganho de demanda. Além disso, os gastos gerados por erros manuais também são eliminados da empresa.
Os benefícios do software também influem nos níveis de satisfação dos clientes, uma vez que problemas causados por erros de controle são eliminados. Dessa forma, nenhum evento fica sem os itens corretos e, consequentemente, os clientes não são prejudicados.
Além disso, boas soluções apresentam um ambiente para cadastrar e se relacionar com os clientes. É possível acompanhar a fidelização dos consumidores e enviar comunicações para estreitar o contato com eles, fazendo pós-venda, como e-mails de promoções e em datas importantes.
Todos esses benefícios permitem que a gestão seja mais eficiente, reduzindo seus custos e aumentando seus ganhos. Os clientes também ficam mais satisfeitos com sua experiência e tendem a voltar, realizando mais eventos e divulgando a empresa para seus conhecidos. Esse cenário aumenta a competitividade do buffet.
A escolha do software é de extrema importância, impactando decisivamente no sucesso do negócio. Portanto, tal decisão não deve ser negligenciada. Confira, a seguir, os principais elementos para ficar de olho:
Uma das primeiras perguntas ao considerar a ideia de adquirir um software de gestão é o quanto isso custará, tendo em vista os benefícios que o software poderá oferecer para o negócio. Ele não deve ser visto como mais um custo para a sua organização, mas, como um investimento, já que será a mais importante ferramenta de gestão.
É muito importante que as funcionalidades do software possam atender adequadamente suas demandas, agregando benefícios como redução de custos, eliminação de retrabalho, diminuição no tempo de operações básicas, melhoria no atendimento aos clientes, aumento de competitividade etc.
Softwares de gestão tendem à flexibilidade. No mercado, há muitos com caraterísticas diferentes e voltadas a cada tipo de negócio. Por isso, optar por um software tradicional pode não ser a melhor opção.
Se há softwares específicos para gerenciar buffets, por que utilizar algum outro que não atenderá perfeitamente aos requisitos da sua empresa?
Isso é fundamental em um software de gestão, pois permite que o programa tenha comunicação de dados não só internamente, mas também externamente. Ou seja, com fornecedores, clientes e até instituições financeiras melhorando a comunicação.
Verifique se o software que você pretende adquirir para sua empresa pode se integrar com outros aplicativos já usados pelo seu buffet. Essa integração permite torná-lo muito mais útil para atender às necessidades do seu negócio, facilitando suas atividades diárias.
Outro fator muito interessante na hora de escolher um bom software de gestão para o seu buffet é que ele possa estar em nuvem. Essa opção oferece muitas vantagens para você e seu negócio, pois o software poderá ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet.
Logo, você não precisará sempre estar na empresa para conferir dados e inserir novas informações.
Além disso, o software também poderá ser acessado de outros dispositivos, como notebooks, tablets e smartphones. Outra grande vantagem é que, como os dados ficam salvos em nuvem, caso haja algum problema com os computadores, com o servidor ou com a rede, os dados da sua empresa continuam salvos e seguros.
Por fim, não se esqueça de avaliar a reputação da empresa considerada para ser seu fornecedor de software de gestão. É importante que ela tenha uma imagem positiva para evitar possíveis problemas no futuro e insatisfação com a solução.
Uma prática eficiente é conversar com outros clientes da empresa, questionando sobre a qualidade da ferramenta, relacionamento com o fornecedor, frequência de problemas e sua satisfação em geral.
Use essas dicas para fazer sua escolha e não ter nenhum problema. Lembre-se que o importante na hora de escolher um bom software de gestão para o seu buffet é preferir as soluções mais especializadas, evitando as genéricas, para que ele seja uma solução de verdade na hora de gerenciar o seu negócio.
Sendo assim, é altamente recomendável optar por um software para buffet que traga elementos como integração completa de processos, personalização, flexibilidade e segurança para as suas informações.
Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para buffets!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL