27/11/18 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Independentemente de tamanho ou segmento de atuação, acompanhar tendências é algo importante para o sucesso de qualquer empresa. Sendo assim, negócios da área de eventos também precisam buscar por novidades e oportunidades de melhorar sua atuação — entre elas, está a gestão integrada.
Essa prática promove diversos benefícios aos negócios que a adotam. Entre eles, o aumento da produtividade, a melhoria na tomada de decisão, o controle de estoque e de clientes, bem como o ganho de competitividade no mercado.
Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre a gestão integrada, mostrando como essa tendência é importante para a área de eventos. Confira!
De forma simplificada, a gestão integrada pode ser entendida como a união de todos os sistemas de gestão usados dentro de uma empresa, ou seja, os dados da área de vendas são unificados num único ambiente com os da área de marketing e das demais frentes do negócio.
O objetivo de uma gestão integrada é proporcionar maior acesso à informação e uma visão mais completa sobre a organização, abordando todas as suas frentes de atuação. Para isso, é preciso usar a tecnologia, adotando softwares que permitem a integração de dados, seu armazenamento em conjunto e acesso por diferentes ambientes.
Atualmente, a maior parte dos sistemas oferecidos ao mercado é construída para ser integrada a outros softwares, facilitando a gestão integrada. Além disso, existem opções de administração completa de negócios — conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português).
Como falamos, a gestão integrada pode ser aplicada em qualquer negócio, independe de tamanho ou segmento — inclusive em empresas de eventos. Nessa área, ela pode ser usada de diversas formas, apresentadas melhor a seguir.
Atividades como cadastro de produtos, fornecedores e atualização de estoque podem ser feitas num software de gestão, permitindo que as informações de histórico do estoque sejam acessadas por todos os interessados, principalmente os responsáveis por seu controle — facilitando suas atividades.
Um software de gestão permite que o controle financeiro também seja melhorado. Nele, acompanhamento de balanços, contas a receber e pagar, fluxo de caixa, impostos e controle de ativos são feitos de forma automatizada, evitando erros manuais que comprometem a lucratividade da empresa.
A gestão de clientes da empresa de eventos também pode ser feita de forma mais eficiente com a gestão integrada. Um sistema que possui acesso a dados de estoque, vendas e marketing consegue atender melhor cada consumidor e estabelecer um contato mais personalizado com cada um deles.
Os eventos também podem ser otimizados com a gestão integrada, principalmente em sua organização. Isso acontece porque a união de sistemas oferece uma visão completa sobre o que a empresa oferece e previsões mais assertivas para cada tipo de festa oferecida, evitando que algo seja esquecido e comprometa seus resultados. Também são oferecidos ambientes digitais para realizar checklists.
Como os dados tendem a ser mais fáceis de acessar numa gestão integrada, a tomada de decisão dos gestores é facilitada. Nesse sentido, organizar eventos, atender clientes e gerir o negócio fica mais simples.
Fica evidente que a gestão integrada é um ótimo investimento para empresas da área de eventos, certo? Entretanto, para que ela seja feita de forma correta, é importante saber como adotá-la. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:
Caso a empresa já use algum software ou sistema para controlar processos específicos, é indicado buscar por uma solução especializada em toda a gestão de eventos. Isso facilita a implementação da prática, sem a necessidade de contratar ferramentas integradoras.
Agora que você já conhece os benefícios da gestão integrada e como começá-la no seu buffet, entenda melhor sobre um software para eventos e veja como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio!
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