O que é follow-up e por que meu buffet deveria investir nisso?



É comum que, entre um bom número de clientes que ligam para fazer um orçamento em um buffet, uma pequena parte apenas deles chegue a fechar negócio. Mas existe uma técnica que pode mudar de vez essa história e garantir até 80% mais negócios fechados e sucesso para o seu buffet: o follow up. Confira no post de hoje um pouco mais sobre a técnica do follow up e porque você deveria investir nisso em seu negócio!

O que é follow-up e por que meu buffet deveria investir nisso?

PRIMEIRAMENTE, O QUE É FOLLOW UP?

Follow up é um termo em inglês que, traduzido, significa ir atrás, acompanhar. Ou seja, follow up, de uma maneira bem simples e reduzida, significa ir atrás de uma resposta, ir atrás de alguém, ir atrás de algo — ir atrás do sim do cliente!

Esse é um termo muito utilizado na área comercial e de compras das grandes empresas, onde o follow up é realizado para conseguir enfim o retorno daquele cliente que ainda não havia dado uma resposta sobre o fechamento do negócio.

E QUAL É A IMPORTÂNCIA QUE O FOLLOW UP TEM EM UMA NEGOCIAÇÃO?

Você sabia que apenas 2% (aproximadamente) das vendas são fechadas em um primeiro contato? Mas que depois de dois, três ou mais contatos esse número de vendas tende a crescer de 3% a até 80% quando feitos de cinco até dez contatos? Pois é, quando se trabalha num mercado onde a concorrência é muito grande, como é no caso dos buffets de pequeno e médio porte, é preciso conseguir se destacar da maioria, ter um diferencial.

É muito comum que os buffets recebam vários pedidos de orçamento mensalmente, mas é pouco provável que todos terminem em negócio fechado. Muitas vezes, os clientes não retornam a ligação para fechar negócio não por simplesmente terem desistido, mas porque a correria em que vivemos hoje em dia leva muita gente a se esquecer de horários e de alguns compromissos.

Por isso é tão importante que a empresa realize não apenas um segundo contato com o cliente, mais um terceiro contato, um quarto contato, um quinto e até mesmo um décimo contato! Afinal, se você desaparecer, aí é que as chances do cliente realmente se esquecer de você são grandes. Se você gostaria de fechar mais negócios, é o follow up que pode oferecer a chance de aumentar esse número no seu buffet em até 80%!

COMO PRATICAR O FOLLOW UP NO SERVIÇO DE BUFFET?

Persistência é a palavra-chave de quem quer realmente vender, tanto que os vendedores bem-sucedidos apresentam uma qualidade em comum: a capacidade de persistir. Veja as situações em que você pode usar o follow up em seu buffet:

QUANDO O CLIENTE AGENDOU UM COMPROMISSO COM A SUA EMPRESA

Esse é um follow up bem simples de fazer, basta fazer um contato com o cliente lembrando sobre o compromisso, o ideal é que esse contato seja feito no dia anterior à data marcada.

QUANDO O CLIENTE NÃO DEU O RETORNO

Esse já é um follow up mais complicado, pois você ainda terá de convencer o cliente. Durante o contato nesse follow up, é indispensável que você esteja pronto para tentar solucionar quaisquer objeções que o cliente tenha para não contratar o seu serviço. O ideal é que esse follow up seja feito dois ou três dias depois do primeiro contato.

Assim como em qualquer atendimento ao cliente, o bom humor é fundamental. Reforce a positividade que o seu produto tem e, no caso de clientes que tenham objeções para fechar o negócio, convide-os para uma degustação do seu buffet para ter assim mais chances de convencê-lo!

Então, que tal começar a colocar em prática hoje mesmo o follow up no seu buffet e se tornar verdadeiro um sucesso de vendas? Deixe seu comentário sobre o assunto!

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1 comentário - Quero comentar!

  • Meu filho tem 14 anos e pretende entrar na área de culinária e até gosta de assistir vídeos no youtube sobre esses assuntos e estou investindo nele.

    No Rj saberia informar uma boa escola para menores de culinária?

    Comentário por Claudio — 4 de outubro de 2016 @ 13:38

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