6 dicas de como organizar um evento corporativo



6 dicas de como organizar um evento corporativo

Em meio à rotina atarefada das empresas de buffet, os eventos corporativos vêm ganhando cada vez mais espaço. O investimento nesse tipo de evento se justifica, principalmente, pela possibilidade de realizá-los inclusive em dias úteis, ao contrário de eventos como festas de debutantes e casamentos, cuja realização normalmente se restringe aos finais de semana.

Incluir eventos corporativos no portfólio do buffet engrandece a empresa economicamente, movimentando-a todos os dias e expandindo o seu campo de atuação.

Pensando nisso, trouxemos 6 ótimas dicas de como organizar um evento corporativo. Vamos a elas?

1. TENHA SEMPRE EM MENTE OS OBJETIVOS DO EVENTO

Uma das vantagens de trabalhar com eventos corporativos é que as empresas tendem a ser práticas e objetivas. Elas veem o seu evento não só como um marco emocional, mas também como uma estratégia de marketing.

Sendo assim, o primeiro passo é definir quais são os objetivos e metas do evento: lançar um novo produto, angariar novos clientes, fidelizar ou premiar clientes e fornecedores antigos, promover o treinamento ou a especialização de seus funcionários, entre outros.

2. DEFINA O PERFIL DO EVENTO

Uma vez que os objetivos são decididos, é preciso pensar em como realizá-los. Para começar, determine se o evento será formal ou informal. Dependendo do objetivo, um evento corporativo pode variar entre uma simples conferência e um coquetel elaborado.

Da mesma forma, é preciso saber se o evento será realizado durante o expediente ou à noite, após o trabalho. A partir daí, pense no público-alvo do evento, em quantas pessoas serão convidadas e nos possíveis locais de realização.

3. DEFINA O ORÇAMENTO

A organização de um evento corporativo permite uma variação enorme de atividades, para divulgar a empresa, lançar um produto e empolgar funcionários e clientes — a lista de possibilidades é imensa. No entanto, antes de definir o evento inteiro e começar a contratar os serviços, pesquise os preços dos itens com os fornecedores. É importante levar em conta todos os itens básicos necessários para a realização, como local, infraestrutura, mobiliário, decoração, buffet, iluminação, sonorização e divulgação.

Ainda, em casos de eventos que dependam completamente de tecnologia e energia elétrica, é considerável cogitar o aluguel de um gerador, em consignação. Após a definição desses itens, verifique a verba restante para as atrações do evento, como contratação de palestrantes e músicos — ou a confecção de brindes, kits de boas vindas e outros itens personalizados da empresa.

4. TENHA UM LOCAL QUE ACOMODE TODOS OS CONVIDADOS

Seja em um espaço da própria empresa ou em um local alugado, opte por aquele que acomode todos os convidados e abrigue tranquilamente as atividades que serão realizadas. Se seu evento trará palestras, workshops ou shows, certifique-se de que o local escolhido possui a infraestrutura necessária, assim como banheiros e acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

5. INVISTA EM PALESTRAS ATRATIVAS

Independentemente da formalidade do evento, lembre-se sempre que o objetivo da empresa deve ser atingido. Dessa maneira, atendo-se sempre ao orçamento disponível, procure organizar um evento que promova os produtos, as ações e ideias da empresa, de forma descontraída e leve. Uma das formas é a realização de palestras atrativas e dinâmicas, que motivem os convidados.

6. INVISTA NO COFFEE BREAK

O coffee break seria, literalmente, a “pausa para o café”, que ocorre nos intervalos entre reuniões, seminários e congressos. O cardápio é similar ao de um brunch, ou seja, composto por petiscos e guarnições leves, como pães, bolos, croissants, frutas, tábuas de frios, patês e salgadinhos, acompanhados por café, leite, chá e sucos naturais. Além disso, é importante apresentar opções de itens doces e salgados, assim como opções veganas e vegetarianas. Se possível, cheque a preferência gastronômica dos convidados!

Em um evento corporativo, o objetivo do coffee break, além de alimentar o corpo, é realizar uma pausa para descansar a mente, tornando o evento mais agradável. Esse é o momento em que os convidados se distraem e conversam entre si.

Como se pode perceber, organizar um evento corporativo é vantajoso tanto para o buffet quanto para a empresa que o contrata.

E você, conhece outras dicas para organizar um evento corporativo? Conte para a gente! E para ler outros artigos como este, assine a nossa newsletter!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário