Entenda a importância do pós-venda para seu buffet



Entenda a importância do pós-venda para seu buffet

Apesar de mais usado em grandes empresas, buffets e pequenos negócios também devem conhecer a importância do pós-venda e seus benefícios. Esse é o principal meio para investir em fidelização de clientes, algo essencial para qualquer negócio.

Preparamos este artigo para falar sobre importância do pós-venda para o seu buffet e dar dicas de como fazê-lo da melhor forma. Confira!

O que é pós-venda?

O pós-venda é o processo que ocorre após uma venda de produto ou serviço. Para o buffet, é o atendimento realizado depois da realização de algum evento. O objetivo dessas atividades é criar um relacionamento de longo prazo com os clientes, focando na sua satisfação com a empresa e criando fidelização.

Quais as vantagens do pós-venda?

Aumentar a fidelização de clientes

Independentemente do tipo de negócio, a busca por fidelização de clientes é algo constante, porque já é comprovado que manter clientes custa menos que buscar por novos. Além disso, consumidores fidelizados costumam atribuir mais valor à marca e ter uma disposição maior a pagar mais por um produto ou serviço.

Por isso, é importante investir no pós-venda para garantir que o cliente fique satisfeito com o buffet e mostrar que a empresa se importa com a sua opinião.

Criar possibilidades de negócio

Muitas pessoas buscam referências dentro de seus círculos antes de buscar por um buffet. Por isso, se seus clientes possuem um bom relacionamento com sua marca, é provável que a indiquem, aumentando a possibilidade de novos negócios.

Identificar pontos de melhoria e vantagens do negócio

Quando se investe em pós-venda, é comum fazer uma pesquisa de satisfação para identificar quais pontos não agradaram aos clientes e quais eles mais valorizam. Assim, você pode definir prioridades para os pontos que precisam ser melhorados em sua prestação de serviço.

Essa pesquisa, se extensa, pode ser enviada via e-mail; se curta, pode ser feita por telefone e as informações precisam ser armazenadas, de preferência, em um banco de dados.

Como fazer pós-venda no meu buffet?

Mantenha o cadastro de clientes atualizado

Para que seja possível entrar em contato com todos os clientes, mesmo os mais antigos, é importante manter uma base de dados atualizada. Para isso, é recomendado fazer um cadastro completo em toda compra realizada e usar um canal de comunicação, de preferência o e-mail, para fazer uma atualização pelo menos uma vez ao ano.

Verifique se o serviço foi entregue como combinado

No dia do serviço você pode entrar em contato e verificar se tudo está conforme o que o cliente esperava e, em casos de respostas negativas, buscar maneiras de corrigir erros e proporcionar uma experiência positiva. Isso é importante porque, mesmo se o problema não for consertado, o cliente perceberá que a empresa se importa com ele, algo essencial para o relacionamento durar.

Agradeça pela contratação da empresa

Alguns dias após o uso do serviço, entre em contato apenas para agradecer a escolha da empresa e colocar-se à disposição para novas ocasiões. Isso também mostra a importância do cliente para a empresa. Pode-se aproveitar este momento para fazer a já mencionada pesquisa de satisfação.

Use um software de gestão especializado

Para facilitar o armazenamento de contatos, informações de pesquisas e até mesmo a gestão da empresa, existem opções de softwares especializados para buffets. Além de práticos, auxiliam em todas as variáveis da empresa para otimizar seus resultados.

Agora que você conhece a importância do pós-venda no seu buffet e como fazer esse processo da melhor forma, confira 5 dicas de gestão para o seu negócio!​

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