26/09/18 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Manter um buffet de qualidade não consiste em uma tarefa simples. Calcular a quantidade de comida a ser servida, com eficiência e precisão, figura como grande desafio.
Essa prática é fundamental para garantir a qualidade dos eventos, eliminando a possibilidade da falta de alimentos ou de os convidados sentirem fome, por exemplo. Além disso, quando o buffet compra comida demais, as sobras geram prejuízo financeiro, reduzindo a lucratividade.
Pensando nisso, trazemos abaixo informações que você deve usar para calcular a quantidade de comida nos eventos. Confira!
Para fazer um cálculo eficiente, é preciso considerar alguns fatores. Falamos melhor a respeito disso abaixo. Veja.
Primeiro, é importante saber quanto tempo a festa tende a durar. Eventos com menor período de duração demandam uma quantidade mais baixa de alimentos, bem como menos opções de cardápio, evidentemente.
A quantidade de convidados é primordial para o cálculo dos alimentos. Além disso, o perfil deles também deve ser considerado, uma vez que os hábitos alimentares de adolescentes são diferentes dos de crianças ou adultos — isso também ajuda na construção do cardápio.
Outro item que precisa ser levado em conta é o horário do evento. O cardápio e a quantidade de alimentos variam entre festas realizadas de manhã, durante o almoço, no meio do dia ou no jantar.
Por fim, o tema e o tipo de evento também impactam na quantidade de alimentos necessários para o serviço.
Enquanto festas de aniversário e casamentos demandam comidas durante toda a execução, convenções, palestras e outros eventos corporativos normalmente têm momentos específicos para alimentação.
Agora vamos determinar como fazer o cálculo na prática. Para isso, é necessário usar a seguinte fórmula:
quantidade total = número de convidados x consumo médio por pessoa
Existem algumas formas de estabelecer esse valor: usando seu histórico de eventos, através de um consultor ou profissional experiente na área, consultando pesquisas na internet ou questionando outros buffets ou empresas que trabalham com eventos.
O ideal é usar seu próprio histórico, realizando um cálculo simples de divisão:
consumo médio por pessoa = total consumido no evento / número de convidados presentes
Faça isso usando as informações apresentadas no primeiro item deste post. Para entender melhor, considere uma festa de aniversário de três horas durante o horário do almoço para 100 adultos. Foram consumidos 1000 salgados, 600 docinhos e 30 kg de bolo.
Usando a fórmula para cada item, concluímos que o consumo médio por pessoa de salgado é de 10 unidades, além de seis docinhos e 300 gramas de bolo. Considerando vários eventos já realizados, você chega em um valor mais próximo do real para cada tipo de festa oferecida pelo buffet.
Caso esteja começando e ainda não tenha um histórico de festa, utilize outros métodos. ou simplesmente compre um pouco mais de cada item apenas para garantir.
Vale ressaltar que, mesmo realizando um bom cálculo, é possível que imprevistos surjam. Para lidar com isso, é indicado servir comidas em partes, controlando as reposições. Assim, fica mais fácil perceber se algo está prestes a faltar, contando com tempo suficiente para buscar uma solução.
Outra prática eficiente é simplificar o cardápio dos eventos, oferecendo menos alternativas — como apenas um prato principal, por exemplo. Para isso, é importante manter a qualidade e trabalhar com uma opção que agrade muitas pessoas, satisfazendo os convidados de modo geral.
Por fim, não se esqueça de manter um histórico detalhado dos eventos realizados. Essas informações ajudam a calcular de maneira mais eficiente os novos trabalhos, evitando problemas capazes de comprometer a qualidade e a lucratividade. Uma dica é usar um software de gestão para buffets.
Gostou de saber como calcular a quantidade de comida ideal para seus eventos? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse no seu e-mail!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL