18/03/16 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
É importante que toda empresa escolha um tipo de filtro que a permita contratar apenas aqueles funcionários que têm as características desejadas. No caso de um buffet, é preciso avaliar alguns métodos de recrutamento e seleção para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente. É necessário também estabelecer diretrizes para os processos que visam selecionar, desenvolver e reter talentos alinhados aos valores da empresa. Confira em nosso post algumas dicas valiosas a serem levadas em conta no momento da contratação de um funcionário para o seu buffet.
O processo de recrutamento poderá ser interno ou externo. No processo interno, funcionários que já fazem parte da equipe serão avaliados para concorrer a outros cargos. A divulgação da vaga poderá ser feita por meio de murais, envio de e-mails internos ou outro tipo de comunicação mais utilizada pela empresa. O processo interno estimula os atuais colaboradores a buscarem crescimento dentro do negócio.
Já no processo externo, atualmente há diversos sites onde o proprietário poderá cadastrar as vagas, como o Catho e o Vagas. Essas empresas oferecem soluções tecnológicas para o recrutamento de candidatos ideias para o preenchimento do cargo. Há também a opção de se contratar uma empresa de RH, que poderá realizar todas as fases iniciais do processo, fazendo a captação e selecionando os candidatos para as entrevistas.
Os currículos deverão ser analisados e os candidatos deverão ser convocados para as entrevistas levando-se em conta todos os requisitos exigidos para o cargo, mas sem discriminação de raça, crença, idade, sexo, nacionalidade, estado civil, orientação sexual ou por ser portador de necessidades especiais. Inclusive, pessoas com necessidades especiais e residentes nas comunidades do entorno, desde que atendam às demandas do perfil identificado para a vaga em questão, são uma escolha benéfica para ambas as partes.
Aproveite candidatos, sempre que possível, que já tenham participado de processos nos últimos seis meses, pois isso otimizará tempo e recursos.
Desenvolver uma descrição clara de cada cargo auxilia muito na definição do perfil desejado na hora de se contratar para o trabalho em um buffet. Veja o exemplo a seguir:
PROMOTORA
Descrição:
Promover as mercadorias, apresentando a sua descrição, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras. Expor as mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos. Prestar serviços aos clientes, tais como servi-los e fazer a intermediação entre a cozinha e o salão de festas. Fazer inventário de mercadorias do salão para reposição, não deixando faltar nem as bebidas e nem os itens do cardápio.
Competências:
O mesmo deverá ser feito para as funções de garçom, cozinheiro, confeiteiro e auxiliares.
Utilizar testes práticos para verificar as competências exigidas. Para a avaliação psicológica, pode-se contratar uma empresa de RH ou profissionais de psicologia capazes de aplicar os testes exigidos. No caso da avaliação médica, é importante que seja realizada mesmo durante o processo de seleção, e não apenas como exame de admissão. O teste prático poderá ser realizado simulando um evento dentro da própria empresa. Dessa forma, situações muito similares à realidade poderão ser criadas e as habilidades do candidato testadas, fazendo com que a contratação de um funcionário para o seu buffet seja feita de forma mais efetiva.
Gostou das nossas dicas? Você poderá encontrar aqui muito mais informações sobre o trabalho de um buffet, em um e-book completo que preparamos para você.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL