5/12/16 | Cardápio | Nenhum comentário
Com cada vez mais adeptos, o veganismo é um estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração de produtos derivados de animais, tanto na dieta quanto em outros bens de consumo do dia-a-dia. Por isso, na hora de organizar um evento, é imprescindível oferecer opções sem carne, laticínios, ovos e mel, por exemplo.
Ao contrário do que manda o senso comum, é possível oferecer refeições veganas simples, mas é importante estar atento à gestão do seu estoque para garantir ingredientes sempre frescos, já que os pratos são majoritariamente compostos de vegetais perecíveis.
Neste post, apresentaremos 5 opções de almoço para veganos perfeitas para seu buffet. Confira!
Leve e fácil de fazer, essa lasanha é ideal para ser servida em celebrações diurnas. Basta cortar as berinjelas em fatias finas e, em seguida, grelhar cada pedaço com sal e tempero a gosto em uma frigideira. Na hora de montar a lasanha, há duas opções: alternar as camadas de berinjela com molho de tomate simples ou com molho branco vegano.
Nesse segundo caso, não é preciso usar queijo: o molho branco sem derivados de animais é feito à base de castanhas de caju, água, maisena e deve ser refogado no alho com cebola e temperado com noz-moscada e sal.
Além de pouco calórica, a lentilha é uma ótima fonte de proteínas para quem não come carne. Para fazer esse bolinho, é preciso processar a leguminosa depois de cozida e misturá-la com farinha de aveia, cenoura ralada, tofu picado e especiarias a gosto.
Por fim, empane na farinha de rosca e asse. Para acompanhar, recomenda-se um purê aveludado de batatas, que deve ser feito usando a mesma água do cozimento dos legumes — rica em amido —, azeite e sal.
Não é só em forma de patê que o grão-de-bico fica uma delícia: nessa receita, para cada recheio diferente, um novo prato. A leguminosa vai na base da torta, depois de cozida, processada e misturada ao óleo e ao sal. O grão-de-bico também pode ser substituído por batata ralada, embora a primeira opção seja mais nutritiva.
Para o recheio, escolha entre um refogado de legumes mistos, palmito, alho-poró, espinafre, tomate seco, milho ou tofu. O segredo é caprichar no tempero e levar pra gratinar com farinha de rosca por cima. Até quem não é vegano vai ficar com água na boca!
Uma opção de massa nunca pode faltar em um buffet, afinal, é o prato quente queridinho em casamentos e formaturas. Essa é uma nova versão do famoso macarrão americano, sem queijo, porém não menos cremoso.
O molho é feito com batata-baroa, cenoura, castanha de caju, leite de coco e levedura de cerveja. A água do cozimento dos legumes deve ser novamente aproveitada, pois o amido que esses legumes soltam é responsável por conferir cremosidade, sem precisar usar requeijão ou creme de leite.
Nada mais simples: depois de cozinhar os legumes, basta processar todos os ingredientes e jogar sobre o macarrão cozido al dente com um pouco de pimenta, cheiro verde e tempero a gosto.
Vale a pena investir, ainda, em um prato mais elaborado e que dê um efeito visual elegante na mesa, como é o caso desse bobó. O creme é feito com leite de coco e batata-baroa ralada, que depois são adicionados à proteína texturizada de soja e preparada como se fosse peixe: com limão, azeite e tomates.
Para dar o toque final de comida do litoral, é importante incrementar a receita com azeitonas sem caroço, pimenta dedo de moça e cheiro-verde.
Gostou das nossas dicas para preparar um almoço para veganos e vegetarianos? Conhece outras receitas? Deixe um comentário!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL