O que servir em uma festa infantil?



O que servir em uma festa infantil

A festa de aniversário infantil é sempre uma ocasião muito aguardada tanto pela família, que faz muitos planos para que a festa seja perfeita, quanto pelo aniversariante, que espera se divertir muito com os amiguinhos. Portanto, tudo deve ser cuidadosamente planejado por quem vai produzi-la. Uma das escolhas mais importantes é sobre o que servir em uma festa infantil, já que o cardápio deve agradar tanto aos adultos quanto aos pequenos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar no momento de escolher o cardápio. Confira!

O que definir primeiro?

  • Qual é o tema da festa?
  • Será realizada no período da manhã, da tarde ou da noite?
  • Quantos adultos e quantas crianças serão convidados?

Após essas definições, é importante pensar em incluir no cardápio algumas opções que possam ser servidas a qualquer pessoa, mesmo que ela possua restrições alimentares. Também é fundamental que o cardápio tenha uma boa combinação entre salgados, doces e comidinhas saudáveis. Tudo muito variado, saboroso e que, principalmente, encha os olhos. Portanto, pensar em cardápios coloridos é sempre infalível!

O que servir de acordo com o horário?

Manhã

Se for entre 9 e 11 horas, sirva elementos que compõem o café da manhã ou brunch, como: mini sanduíches, pão de queijo (opção para quem tem intolerância a glúten), mini croissant recheado, bolos, cupcakes decorados com o tema da festa, frios, tortas salgadas, sucos, chá quente e gelado (opção para quem tem intolerância a lactose), leite achocolatado, café e o bolo de aniversário temático, acompanhado dos tradicionais docinhos, como: brigadeiro, beijinho, cajuzinho, olho de sogra, camafeu, além das mini saladas de frutas da época, que ajudam a decorar e são muito saudáveis.

Início da tarde

Se a festa ocorrer próximo ao almoço, entre 12 e 15 horas, você deve pensar em pratos mais reforçados, pois, em geral, as pessoas comem mais neste horário. Se a intenção for servir almoço, você pode optar por massas, feijoada e seus acompanhamentos ou churrasco no espeto. Outra opção são os crepes e risotos. Se optar por lanches, os hambúrgueres gourmet são uma ótima pedida. Em qualquer opção, cabe servir uma variedade de saladinhas como entrada. O importante é que os convidados sejam avisados sobre o que será servido, se almoço ou lanche.

Final da tarde e início da noite

Para as festas que iniciam a partir das 16 horas, considere opções que dispensam talheres e sejam mais práticas para comer sem fazer sujeira, como os crepes no palito, a queridinha pizza pirulito, mini hot dog ou enroladinho de salsicha, mini hambúrgueres e, claro, os tradicionais salgadinhos, como: bolinhas de queijo, kibes, esfirras e pasteizinhos (considere a opção assada). Para a decoração ficar ainda mais divertida, sirva doces bem coloridos, como o bicho de pé, maçã do amor, macaron, cakepop e o tradicional algodão doce. Além de muito gostosos, as diversas opções de cores deixam todo o ambiente mais bonito e animado.

Noite

A partir das 19 horas, é possível combinar o cardápio da tarde com algumas opções quentes, como as cumbuquinhas de escondidinho de carne seca ou polentinhas. Aposte no buffet de crepes tradicional ou no palito e também nas mini pizzas. Os docinhos, assim como no cardápio da tarde, podem acompanhar as cores do tema da festa. Abuse da combinação de cores.

O que mais deve ser preparado?

  • É para o bolo de aniversário que os olhares são direcionados no momento de apagar as velinhas. Portanto, muito carinho no preparo e na finalização. Os docinhos são coadjuvantes, mas igualmente importantes e merecem atenção especial.
  • Procure balancear entre salgados fritos e assados.
  • Pipoca, mini salada de frutas da época e gelatina são itens “coringa” que podem ser incluídos em qualquer cardápio.
  • Os refrigerantes não podem faltar, mas é fundamental servir suco ou água aromatizada como opções de bebidas mais saudáveis.
  • Considere a idade média da maioria das crianças. Entre 2 e 5 anos, elas já podem se servir na mesa onde os pratos estão dispostos.

E então, já sabe qual será o tema e o que servir em uma festa infantil? Conta pra gente, nos comentários e não deixe de ler também o artigo sobre o que não deve faltar em um buffet infantil.

Compartilhe este post!

7 Comments - Quero comentar!

  • meu tema vai ser do Mickey e da minni vou comemorar a festa dos meus filhos junto

    Comentário por taina — 21 de janeiro de 2018 @ 15:35

  • quero coisas simples

    Comentário por mikey — 18 de fevereiro de 2018 @ 19:35

  • Meu tema e ´´ um dia de parque “.

    Comentário por Sam — 23 de fevereiro de 2018 @ 13:30

  • Gostaria de saber sugestões para uma festa com o tema da Moana minha filha ira fazer anhinho e vai ser no periodo da noite. Estou um pouco perdida pois e minha primeira filha.

    Comentário por Ana Célia — 26 de fevereiro de 2018 @ 16:22

  • Quero fazer algo simples pro meu filho de 5 anos.
    N posso gastar muito.
    Pretendo fazer um jantar pra 100 pessoas.
    Sugestão de janta por favor

    Comentário por Fabrícia — 7 de março de 2018 @ 12:26

  • Meu tema vai ser Quitandinha, vou servir um almoço o cardápio vai ser feijoada e além da feijoada vai ter quiosque de pastel frito na hora, sobremesas, cafezinho (pra quem gosta), picolé e a tarde e no final o bolo. Minha pergunta é: Eu tenho que servir algo a mais como salgadinhos?

    Comentário por Ester — 3 de abril de 2018 @ 14:04

  • O tema da festa do meu filho vai ser da liga da justiça ele vai fazer 5 anos . Quero saber se posso servir salgados de entrada e depois servir um jantar, gostaria de uma idéia do que servir de jantar ? Vai ser uns 80 convidados. Também não posso gastar muito queria servi uma comida simples. Mais que agradé a todos.

    Comentário por Carla mirelladasilva — 27 de abril de 2018 @ 17:20

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário