21/12/15 | Cardápio | Nenhum comentário
Casamentos são momentos festivos a serem compartilhados com amigos e familiares. E o objetivo de um buffet é garantir essa alegria ao proporcionar um serviço de qualidade. O buffet de casamento deve, portanto, oferecer comidas descomplicadas e que poderão agradar a todos.
Nesse sentido, certos alimentos devem ser evitados, como alimentos de difícil manejo, com ingredientes muito apimentados ou potencialmente alergênicos.
A seguir, apresentaremos um guia com dicas de alimentos que devem ser evitados em um buffet de casamento. Vamos lá?
Certos pratos podem ser complicados na hora de comer, como alimentos que se esfarelam facilmente ou porções muito grandes. Na hora de pensar no tipo de alimento a ser servido, o ideal é descomplicar.
A dica é pensar em opções simples e saborosas, que podem agradar a todos os convidados. Porções menores, que podem ser consumidas apenas utilizando as mãos (os famosos finger foods), são os pratos mais indicados.
Festas de casamentos são também momentos de descontração e envolvem atividades mais agitadas, como dançar. Assim, uma refeição mais leve é ideal para esse clima festivo. O buffet de casamento deve, portanto, evitar pratos muito pesados — como feijoadas, por exemplo.
Ainda que o tema do buffet escolhido pelos noivos seja algo como “comida de boteco”, um buffet tradicionalmente mais pesado, há opções mais leves nessa categoria, como tábuas de frios ou alimentos servidos em pequenas porções. O ideal é diversificar o buffet com alimentos mais saudáveis e de fácil digestão.
Um buffet é preparado para uma diversidade de pessoas. Todos possuem gostos diferentes e nem sempre é possível agradar a todos. Porém, o serviço de buffet deve buscar atingir o máximo de pessoas possíveis e, nesse sentido, deve evitar certos alimentos potencialmente menos preferidos pelo público, como alimentos muito temperados — principalmente quando se trata de alimentos menos conhecidos ou de uma culinária estrangeira.
Alimentos muito apimentados também devem ser evitados, já que cada convidado possui um nível de tolerância diferente a esses alimentos.
Há certos alimentos que são potencialmente mais alergênicos do que outros, como os de amendoim ou frutos do mar. Por isso, na hora da escolha do buffet de casamento, evite esse tipo de alimento ou, quando estes produtos forem da preferência do cliente, oriente os convidados em relação aos ingredientes encontrados em cada prato servido.
A última coisa que se quer que aconteça em uma festa de casamento é uma emergência médica, causada por algum alimento de seu buffet. Por isso, é preciso saber orientar seus clientes a tomarem a melhor decisão possível, garantindo a qualidade do serviço e o bem-estar dos convidados.
Algumas maneiras de servir os pratos também devem ser evitadas, como apresentar aos convidados pratos muito quentes. Sendo assim, caldos e outros pratos que concentram calor por muito tempo devem ser retirados do cardápio ou servidos com cautela, sempre apresentando indicações de consumo ao convidado, por meio de placas informativas.
E você, conhece outros alimentos que devem ser evitados em um buffet de casamento? Compartilhe suas experiências conosco! E não deixe de assinar nossa newsletter, para receber mais dicas como essas.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL