1/08/16 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Fazer uma boa gestão de compras é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, seus fornecedores são uma extensão do seu negócio e podem afetar diretamente no produto final entregue ao cliente. Por isso, é essencial que eles possuam um conjunto de características que se adequem ao padrão de qualidade oferecido pelo seu negócio.
Uma boa gestão de compras não é algo que pode ser feito levando em conta apenas o valor do seu produto ou serviço ou então o tamanho da sua empresa, há outros fatores relevantes que devem ser considerados. Por isso, confira o nosso post com 4 dicas para otimizar a gestão de compras dos fornecedores!
Apesar da gestão de fornecedores ser muito importante para qualquer empresa, nem todas as empresas a utilizam, principalmente, as pequenas e microempresas, que muitas vezes subestimam a importância e benefícios desses procedimentos. O que muitas delas fazem é apenas um breve cadastro dos fornecedores dos quais compram os produtos e serviços que necessitam, sem análise de diferenciais, benefícios e dificuldades.
Por isso, a primeira coisa que deve ser feita para otimizar a gestão de compras no seu negócio é fazer um cadastro bem organizado e detalhado dos seus fornecedores, com informações sobre o que cada um fornece: seus preços, seus diferenciais: como prazo de entrega e qualidade, condições de pagamento. Todas essas informações são cruciais para tomar boas decisões de compra.
O registro de cotações é procedimento padrão que deve estar presente em todas as empresas, desde as de maior porte até as pequenas e microempresas. Por se tratar de uma atividade de rotina, muitas vezes ela é deixada de lado.
Ter em seu banco de dados com as informações de cotações dos seus fornecedores, bem como de seus respectivos produtos e serviços, é essencial. Somente com essas informações em mãos é que será possível otimizar a gestão de compras, melhorando o processo de negociação em busca de melhores preços com os fornecedores de sua preferência.
A sua empresa precisa contar com mais de um fornecedor para seus produtos e serviços. Ou seja, não coloque todo o seu fornecimento na mão de uma única empresa. Afinal, imprevistos acontecem e se você não tiver um plano B, pode acabar tendo problemas, caso o seu fornecedor não possa cumprir a demanda por alguma razão. Por isso, procure manter mais de uma opção para atender o seu negócio.
Baseando-se nas informações que você cadastrou sobre seus fornecedores, faça uma análise de quais são as melhores opções em questão de confiabilidade. Elabore para esses fornecedores os contratos mais duradouros, que beneficiarão ambas as partes.
Por falar em contrato, lembre-se de incluir nele cláusulas que garantam cancelamento do contrato no caso de queda de qualidade no produto ou serviço oferecido pelo fornecedor, evitando prejuízos para o seu empreendimento.
Caso você tenha problemas com um fornecedor, é importante ter uma relação dos mais confiáveis para recorrer a tempo, fazendo assim, com que o produto final entregue ao cliente não seja afetado.
E então, o que você tem feito para melhorar a gestão de compras no seu buffet? Deixe o seu comentário!
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