Coquetel de inauguração: o que servir nesse tipo de evento?



3/11/17 | Cardápio | 1 comentário

Coquetel de inauguração: o que servir nesse tipo de evento?

No dia a dia de quem gerencia um buffet existem demandas que são recorrentes e um planejamento estratégico pode ser bem interessante. Uma delas, certamente, diz respeito às contratações para coquetel de inauguração. Sendo assim, é imprescindível saber o que servir nesse tipo de evento! Vale a pena, inclusive, montar previamente cardápios de coquetel que possam atender aos mais variados estilos e gostos.

Para ajudar você nessa tarefa, no post de hoje, mostramos algumas orientações essenciais para a elaboração de um ótimo serviço de buffet para coquetel de inauguração. Continue a leitura e confira!

Entenda o perfil do evento

Conhecer o tipo de cliente e seu público-alvo não é um exagero ou um cuidado desnecessário. Ao contrário, essa medida poderá ser a chave para o sucesso do buffet e, por consequência, de todo o evento. Nesse sentido, o perfil do evento é definido pelas características da empresa que o promove, bem como pela faixa etária e personalidade de seu público. Outro elemento relevante para essa definição é o horário da comemoração — do qual falaremos mais detalhadamente em um tópico mais à frente.

Saiba quem são os convidados

Diante disso, é recomendado que não se descarte o entendimento claro e preciso de quem são os convidados para o coquetel de inauguração. Quais são os interesses mínimos do público? São executivos mais sóbrios ou trata-se de um público jovem e descolado, por exemplo?

Essas informações concederão à gerência do buffet condições para estabelecer o cardápio de maneira que ele seja um dos pontos altos da comemoração.

Verifique o horário do coquetel de inauguração

É importante compreender que eventos diurnos, ou que começam no período da tarde, devem ter um cardápio diferente de um evento noturno. Eventos que começam por volta das 14h, por exemplo, se adequam bem a um serviço de brunch — que é uma espécie de café da manhã reforçado, com sucos, chás, café, chocolate, croissants e tortas. Já os coquetéis são celebrações que começam a partir das 18h e têm duração mais breve, prolongando-se de duas a três horas no máximo.

Defina o cardápio do buffet

Se a seleção escolhida for servir um coquetel, muitas são as opções de cardápio. No entanto, o que precisa ser considerado é que, nesse tipo de serviço, se deve contratar garçons para dar dinâmica ao encontro, e também deixar os convidados mais à vontade para interagir.

Para um público composto de executivos, por exemplo, os pratos podem ser mais tradicionais e sofisticados, como miniporções de risoto de pato ou salmão com arroz negro, além de salgados finos e canapés. Já para um público jovem, itens como dadinhos de tapioca com melado e bolinho de feijoada costumam agradar bastante. Para as miniporções, visando fugir do óbvio, pode ser interessante escolher um tema, como comida árabe, mexicana, peruana, entre outras.

Harmonize as bebidas de acordo com o tipo de serviço

Além do tradicional espumante que costuma estar presente nos coquetéis, existem algumas opções de bebidas que podem ser o diferencial de um evento. Se o orçamento permitir, pode ser incluído no cardápio: uísque, coquetel de frutas sem álcool e, ainda, um drink colorido e divertido como o Lagoa Azul (com base de Curaçao Blue e vodka).

Não se esqueça de calcular a quantidade de bebidas sem álcool como refrigerantes e água, que devem fazer parte de qualquer estilo de cardápio. Se o evento for um brunch, ainda assim é possível incluir espumante no menu, pois essa bebida dará um ar de elegância ao coquetel de inauguração.

Agora que você já sabe o que servir em um coquetel de inauguração, siga-nos no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Compartilhe este post!

1 comentário - Quero comentar!

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário