14/12/16 | Cardápio | Nenhum comentário
De origem na realeza britânica mas também muito consagrado entre os norte-americanos, o brunch é uma refeição que, como diz o nome, pretende combinar café da manhã (breakfast) e almoço (lunch) para agradar quem adora um final de semana mais relaxado.
Geralmente, esse serviço é mais procurado aos sábados, domingos e feriados, quando acordamos mais tarde e sem vontade de ir para a cozinha. A proposta, portanto, é tomar um café da manhã reforçado, sem pressa e que costuma se estender das 10h às 14h.
O “café da manhã atrasado” também combina com celebrações de noivados e casamentos diurnos. Neste post, listamos tudo o que você precisa saber antes de servir um brunch. Confira!
Para os ingleses, o menu do brunch é bastante tradicional: chá acompanhado de ovos, bacon frito, tomates, cogumelos, linguiça defumada frita, torradas e uma cumbuca de feijão (sim, feijão!).
No entanto, por não ser muito comum no Brasil, vale a pena investir em um cardápio mais variado e que agrade tanto aos que fazem questão de tomar café da manhã quanto aos que não abrem mão do almoço.
Lembre-se: o charme do brunch está no visual, portanto, quanto mais frescos e bonitos estiverem os pratos e as frutas, maior o sucesso!
É interessante dispor na mesa pães, torradas, bacon, ovos mexidos ou poché, panquecas, biscoitos, sonhos recheados, queijos e bolos que serão degustados com geleias, mel e patês.
Assim como nos hotéis de luxo, é indispensável servir frutas frescas que, além de darem vida à mesa, transmitem a ideia de uma refeição saudável e energética. No quesito visual, as frutas vermelhas — morango, cereja, amora e mirtilo — fazem a diferença: ficam lindas quando misturadas ao iogurte natural ou na decoração das taças.
Por fim, sirva um prato principal, como tortas salgadas ou quiches quentinhas. Os sabores mais pedidos costumam ser queijo, frango com catupiry, peito de peru e palmito ou alho poró (para os veganos).
No início do brunch, é pertinente servir bebidas típicas da manhã, como café, chás e sucos de fruta variados. Outro item indispensável ao buffet é a água aromatizada, que além de refrescante, ajuda a compor visualmente a mesa. Limão, erva-doce e capim cidreira, morango e manjericão ou limão e mirtilos são algumas das combinações possíveis, mas a sinta-se à vontade para usar a criatividade — desde que todos os ingredientes estejam bem frescos e higienizados!
Nada combina melhor com uma tarde ensolarada de domingo e uma mesa colorida que um espumante, um vinho branco ou rosé. Drinks refrescantes também são bem-vindos: experimente servir mojito, clericot ou turbinar as tradicionais caipirinhas com manjericão, pimenta rosa ou até com picolés de fruta.
Em primeiro lugar, abuse das flores comestíveis nos pratos, em jarras pela mesa ou próximo aos talheres. Outra dica importante: raminhos de alecrim e de outras ervas perfumam a mesa e dão uma aparência bucólica e aconchegante ao ambiente.
Outro detalhe que confere elegância ao brunch é apostar em xícaras e peças de porcelana no estilo vintage e vitoriano, com detalhes dourados ou prateados. Não deixe de caprichar também nas cestas onde ficarão os pães e nos copos especiais para os drinks.
Se quiser complementar a decoração, imprima um mini-menu para cada pessoa da mesa. Assim, todos terão conhecimento das opções de pratos que serão servidas ao longo da refeição.
Para dar o toque final no ambiente e deixar os convidados sem vontade de ir embora, é preciso escolher a trilha sonora adequada. Nesse caso, a proposta é que os integrantes da mesa conversem entre si. Sendo assim, recomendamos que a música esteja em segundo plano, em volume baixo. Jazz, blues, acústicos instrumentais e música francesa são alguns dos estilos que combinam perfeitamente com a ocasião.
Agora que você já sabe como organizar o brunch perfeito, não deixe de conferir nosso post sobre as três melhores abordagens de marketing para seu buffet!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL