26/11/15 | Gestão de Buffets | 3 comentários
Para o profissional que trabalha como garçom, os serviços de buffet são atividades relativamente simples.
A maioria dos buffets não exige conhecimentos especiais dos garçons que estão apenas começando. No entanto, oferecer um bom treinamento aos novos funcionários pode ser um grande diferencial para o segmento.
Pensando nisso, trouxemos 7 dicas para treinar garçons e melhorar o atendimento em um buffet! Continue conosco e confira!
Antes de começar o treinamento com sua nova equipe de garçons, eles precisam estar preparados para sua rotina de trabalho. Mas como começar? Primeiramente, mostre todo o estabelecimento para eles, apresente todos os setores e explique como cada um deles funciona.
Garçons preparados devem conhecer seu espaço de trabalho, para que tenham autonomia e tomem decisões rapidamente durante o atendimento.
Para que o treino da sua equipe dê bons resultados, é preciso planejamento e organização! Portanto, escolha um local adequado, onde você e seus funcionários poderão desenvolver boas táticas de atendimento.
Além disso, é importante estabelecer horários fixos semanais ou mensais, que serão destinados aos treinos.
O primeiro passo do treino é fazer com que os garçons conheçam todas as regras necessárias ao bom funcionamento do buffet, como os cronogramas de limpeza e horários de atendimento.
Além dessas regras, também é importante que eles estejam sempre bem informados sobre o funcionamento do menu. Um funcionário bem informado é um grande diferencial para a credibilidade do seu buffet!
Muitos restaurantes e empreendedores de sucesso têm uma linguagem própria de relacionamento com os clientes e é interessante que você também crie a sua. Dependendo dos seus objetivos e do perfil do seu negócio, você pode definir uma linguagem mais formal ou informal.
E não se esqueça de que, independente de qual for o método de atendimento escolhido, é importante repassá-lo ao seu time de garçons, para que todos se relacionem da mesma forma com os clientes. Isso faz com que o seu buffet tenha um atendimento mais homogêneo e coerente com o perfil de seu público.
Certifique-se de que todos os garçons conheçam o menu antes de inciar o atendimento aos clientes. Uma boa forma de fixar essas informações é pedir que cada garçom responda a algumas perguntas sobre os pratos e bebidas.
Questione-os a respeito de itens importantes do cardápio, para que eles se sintam desafiados e estejam cada vez mais preparados para um atendimento de qualidade.
Como representante do seu negócio, você define o modelo de atendimento ideal para seu buffet. Sendo assim, você poderá fazer com que o garçom siga o seu exemplo e aprenda novas maneiras de fazer o serviço.
Para isso, represente momentos específicos de um atendimento e peça ao garçom que repita as suas ações.
Seja para servir ou até mesmo para dar informações ao cliente, é importante que você realize simulações com a sua equipe de garçons. O treino pode — e deve! — se aproximar do ensaio de um teatro, em que qualquer pessoa pode representar um cliente e, assim, avaliar todo o processo de atendimento, a fim de buscar a excelência.
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Gostei das dicas espero receber mais vezes!
Comentário por Ell Fausto — 6 de dezembro de 2016 @ 10:29
Eu sou professor de gastronomia e hotelaria dou curso para garçom femme garçom barmam churrasqueiro pizzaiolo cozinheiro Maitre de hotel sempre é bom dar dicas para os profissionais
Comentário por Jairo Alves — 28 de agosto de 2017 @ 18:47
Sou iniciante ,e vou organizar um buffet,estou precisando de orientação para inicialo meu trabalho.
Comentário por Maria — 10 de janeiro de 2019 @ 19:17