18/03/16 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de um estabelecimento que lida diretamente com a alimentação de uma pessoa, como um buffet, por exemplo. É preciso tomar alguns cuidados adicionais para que, todos os dias, os seus clientes saiam satisfeitos com os serviços prestados e produtos fornecidos.
Porém, se você é um empresário desse ramo, não precisa se preocupar. Apenas siga alguns conselhos que facilitarão a gestão do seu buffet e, com certeza, o seu negócio tem tudo para dar certo. Começamos com 10 dicas fundamentais para uma perfeita gestão, permitindo que o seu empreendimento tenha retorno garantido.
Muita gente se esquece que o investimento inicial também faz parte do fluxo de caixa do buffet. É necessário ter todos os gastos perfeitamente anotados para que você possa calcular o ROI (Return of Investment, ou Retorno Sobre Investimento) da sua empresa.
Principalmente nesse ramo, é necessário saber todos os custos diários da empresa. São alimentos que estragam, óleos inutilizados, desperdício de ingredientes… Comece o dia conhecendo todos os gastos do dia anterior para enfrentar a crise com poucas preocupações.
Embora a sua empresa tenha um escritório contábil cuidando de todos os tributos e encargos, é fundamental que você também os conheça para organizar as finanças do buffet. Portanto, peça que o contador lhe explique tudo e otimize os impostos que devem ser pagos.
Informatizar o seu negócio é fundamental nos dias de hoje. Busque conhecer um bom software para gestão do seu buffet, aquele que atenda as suas necessidades e que você se adapte com as funcionalidades. Assim, tudo ficará muito melhor organizado dentro do programa.
Defina os setores da sua empresa e atribua as responsabilidades de cada um. É fundamental que se tenha uma equipe de direção, vendas, finanças/contabilidade, administração, limpeza e produção. Muitas empresas também têm pessoas destinadas ao marketing e isso é um ponto bem positivo.
Os líderes (ou gestores) devem ser pessoas que realmente vistam a camisa da empresa, que saibam comandar a equipe para fazer eventos memoráveis e conseguir mais clientes, que estejam sempre com um sorriso no rosto e gostem realmente do que fazem.
Independente se o seu buffet é de pequeno, médio ou grande porte, é necessário obedecer as regras de segurança. Mexer na cozinha, por exemplo, envolve muitos riscos e é obrigação do empresário fornecer os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos funcionários.
Todo estabelecimento precisa estar muito bem limpo e cuidado, mas um buffet exige cuidados redobrados. Recomende que os colaboradores lavem as mãos em curto espaço de tempo e estejam sempre com uniformes limpos e bem arrumados.
O bom atendimento é fundamental para a satisfação do cliente. Treinar garçons, orientar cozinheiras, capacitar vendedores, instruir recepcionistas… Tudo isso é fundamental para o sucesso da sua empresa frente às suas concorrentes.
Ouça as pessoas, anote reclamações, sugestões e elogios e melhore onde for preciso. Aprenda a encantar os seus clientes, pois são eles quem determinarão o sucesso ou o fracasso do seu buffet. Ser cortês e gentil são qualidades fundamentais para um empresário de sucesso.
É claro que uma perfeita gestão de um buffet exige muito mais do que isso. Então, se você quer que a sua empresa cresça e seja próspera, baixe o Guia Completo Para Buffets, o e-book perfeito para empresários e administradores que sabem o que querem: um negócio sólido, que possa se destacar e ter cada vez mais clientes satisfeitos e felizes.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL