26/11/15 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Muitos buffets, sejam eles grandes ou pequenos, passam por algum tipo de dificuldade e complicação na área financeira, gerando confusões administrativas como atrasos em pagamentos de contas, inadimplência ou atrasos por parte dos clientes, e até mesmo mistura do dinheiro da empresa com o do empresário.
Mas existem algumas atitudes que podem ajudar a controlar as contas e, de maneira simples, alavancar os seus negócios! Veja agora algumas dicas para colocar as finanças do buffet em ordem de uma vez por todas:
O controle diário da entrada e saída de capital no seu negócio é muito importante, e registrar cada um pode fazer uma grande diferença.
No caso das entradas, organize e separe cheques, pagamentos com o cartão de crédito ou débito, boletos ou dinheiro vivo, anotando sempre a data em que foi feito e a que se refere.
Para as despesas, tenha em mente todos os custos, como salários, férias e INSS de funcionários, compra de ingredientes, impostos, alugueis, materiais para escritório, entre outros.
Com esse controle geral de suas contas, é possível consultar entradas e saídas em períodos mais longos para ter noção de investimentos de curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue prever com mais segurança em que meses a empresa lucra mais e em que períodos será preciso adotar estratégias diferentes para driblar a sazonalidade e continuar vendendo.
Além disso, com o fluxo de caixa organizado e previsões mais precisas para os próximos meses, a empresa consegue empréstimos mais facilmente e com créditos maiores.
Todo o trabalho que você teve montando o fluxo de caixa e fazendo previsões para o futuro podem ir por água abaixo se você retirar algum dinheiro da empresa para uso pessoal e até se injetar suas finanças particulares no negócio indiscriminadamente.
Isso porque, com esse dinheiro que não necessariamente pertence à empresa, você não consegue mais saber com segurança quanto entra e sai normalmente, sem a sua interferência. Dessa forma, você nunca saberá com certeza se chegou a hora de expandir ou fechar o negócio.
No início, pode até ser que você consiga controlar as finanças da empresa em uma planilha, mas à medida que adquire mais clientes e trabalhos, as coisas podem sair do controle.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é contratar um software de gestão, preferencialmente um sistema específico para buffets, que permita, além de cadastrar as entradas e saídas, realizar atividades como:
Com algumas mudanças no controle dos gastos, o seu buffet pode crescer de maneira mais perene, sem que a empresa corra o risco de entrar no vermelho por causa de uma desatenção.
Compartilhe nos comentários as suas dicas para organizar as finanças do buffet e diga também se ficou com alguma dúvida, teremos prazer em te ajudar!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL