22/03/19 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
O brunch é uma refeição servida na metade da manhã e que pode durar até à tarde. Esse termo é a junção da palavra café da manhã (breakfast) e almoço (lunch), em inglês, e é um evento que surgiu na Inglaterra, mais precisamente no final do século 19. O intuito do buffet de brunch era receber os convidados que adoravam passar a noite se divertindo, mas não conseguiam acordar cedo no dia anterior.
O brunch pode ser servido tanto como uma refeição formal, como em um café colonial, quanto em momentos mais descontraídos, para receber amigos e familiares. Para isso, aconselha-se que o evento comece por volta das 11 h da manhã.
Alguns erros comuns, mas que fazem total diferença no sucesso do seu buffet de brunch, podem ser evitados com um bom planejamento. Veja quais são os deslizes e como evitá-los!
O cálculo errado das quantidades de comidas e bebidas é um erro básico em todo tipo de evento, inclusive no buffet de brunch, sendo que é prejudicial errar tanto para mais quanto para menos.
Portanto, o primeiro passo para ter sucesso no seu brunch é calcular corretamente a quantidade de comida que será servida. Para isso, é necessário levar em consideração a quantidade de convidados e a duração do evento.
Primeiro comemos com os olhos, não é mesmo? Mesmo sendo uma junção de café da manhã com almoço, não basta colocar quitutes de padaria na mesa e pronto. Assim como qualquer produção de buffet, é imprescindível fazer uma decoração adequada e que esteja de acordo com o evento. Nada de produções pobres.
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença e elegância da sua mesa, como louças, toque especial nas toalhas de mesa, arranjos de flores, plaquinhas com o nome dos comes e bebes e pratos suspensos para melhor visualização dos produtos.
Outro erro muito comum em buffet de brunch é pensar que os pratos não precisam ser nomeados. O ideal, como dito, é utilizar plaquinhas que identifique cada um dos itens que forem colocados à mesa.
Por exemplo, croissant, água saborizada, café com e sem açúcar, champagne e assim por diante. Dar nomes e identificação facilita tanto para a organização da sua equipe, que reconhecerá melhor os itens que precisam de reposição, quanto para os convidados.
Os arranjos de flores são itens básicos e simples de decoração, mas que deixam qualquer mesa mais elegante e sofisticada. No entanto, infelizmente, é comum que eles sejam dispensados no momento da organização, o que é um erro.
Não apostar em flores pode acabar deixando a sua mesa de brunch pobre, sem graça e sem vida. E tenha em mente que utilizar esses itens com flores e plantas de verdade demonstram ainda mais cuidados na decoração, valorizando o seu trabalho ainda mais.
É muito comum encontrarmos buffet de brunch somente com itens básicos de padaria, sendo muito confundido com um evento de café da manhã. É preciso ir além e dar mais vida ao evento, que por si só é mais elaborado.
Então, saia do básico e não sirva comidas e bebidas sem graça. Aposte na variedade e nas cores. Aqui vão algumas dicas do que ter na mesa:
O buffet de brunch tem ganhado bastante destaque aqui no Brasil, nos últimos anos. Essa é uma ótima opção de evento para diferenciar os seus serviços e prospectar mais clientes. No entanto, aposte em uma decoração rica, viva e saia da mesmice, sempre lembrando que é preciso unir o café da manhã e o almoço, e que o evento não se trata apenas de um ou outro.
Agora que já sabe o que não fazer, confira como preparar um delicioso cardápio para brunch que deixará os convidados encantados!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL