26/11/15 | Gestão de Buffets | 2 comentários
O que é mais fácil: vender para quem está interessado ou despertar o interesse para apenas depois fazer a venda? Provavelmente, todos concordam que a primeira opção é mais simples.
Podemos dizer que metade do caminho para a conclusão de uma venda é a prospecção, ou seja, o uso de técnicas para atrair novos clientes. Sendo assim, é importante ter uma equipe ou pessoa responsável pela área comercial, que tenha um planejamento pré-definido para essa tarefa de prospecção.
Separar um horário todos os dias e ter uma lista de possíveis clientes para entrar em contato são algumas das opções para ter um planejamento de vendas que traga resultados. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de prospecção para clientes do seu buffet:
As pessoas têm preferência por fechar negócios com empresas que são conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Invista tempo e dinheiro em divulgação online e offline, afinal, quem é visto é lembrado.
Além disso, anuncie em materiais gráficos da região, como revistas e jornais do bairro. Outra forma de aparecer é usando a internet a seu favor através de um site bem-estruturado, redes sociais e outras ferramentas.
Networking é a palavra aqui. Além de divulgar o seu buffet em feiras que atendam ao seu público — como noivas ou festas corporativas —, nesses eventos existe a grande oportunidade de fazer novos contatos e trocar cartões.
Tenha interesse pelo negócio dos outros stands e compartilhe experiências: um bom bate-papo pode render futuras parcerias.
Seus clientes atuais irão atrair clientes futuros. Que tal solicitar depoimentos sobre o atendimento, antes, durante e depois do evento? Esse é um tipo de comprovação social, ou seja, uma ótima estratégia para clientes novos que estão conhecendo seu buffet agora.
Em troca desses depoimentos ofereça algum brinde ou desconto no próximo serviço. Vale a pena cultivar o relacionamento com os clientes atuais.
Se lembra dos contatos que você fez nos eventos? Alguns dias após a feira, ligue para esses contatos e pergunte como estão as coisas, verifique se a empresa tem algum evento próximo ou se gostaria de fazer alguma ação interna para os funcionários com o seu buffet.
As mídias da região podem ser grandes parcerias também, indicando os seus serviços em troca de alguma desconto. Outra possibilidade de parceria são os eventos da região: que tal oferecer um preço mais em conta em troca de divulgação? São as parcerias que ajudam a crescer.
Para clientes ativos e para os novos, ofereça descontos, promoções e, principalmente, esteja atento aos que estão realmente interessados nos seus serviços.
Que tal a fazer um evento para o seu público com desgustação gratuita? Além disso, você pode convidar profissionais parceiros, como, fotógrafos e cinegrafistas, designer de convites, decorador, etc.
A prospecção de clientes deve ser feita constantemente. Se você não tem uma equipe ou pessoa responsável para fazer esse trabalho, planeje-se e crie estratégias de abordagem para fazer essa tarefa você mesmo. Prospectar não é simplesmente ligar para qualquer pessoa e oferecer o serviço.
É muito importante que você defina o que irá falar, como irá se apresentar e para quem irá ligar. Tome cuidado para não importunar pessoas que não estão interessadas nem ser informal demais, fazendo brincadeiras sem ter intimidade com o cliente.
O que achou das nossas dicas? Que estratégias você usa na hora de prospectar clientes para o seu buffet? Comente, fale conosco e tire suas dúvidas!
Na minha regiao e muito dificil atrir clientes para fazer festas infantis no meio de semana mesmo com desconto. Tem alguma dica?
Comentário por Valter — 28 de julho de 2016 @ 22:35
Muito boa essas dicas, ainda não temos um processo de prospecção na empresa, precisamos definir algo para não ficar somente aguardando pelos contatos e sim ir atrás de nossos clientes. Sem duvida vou pesar em alguma forma de fazer aqui em nosso buffet. Obrigado pelo post!
Comentário por Dione Santana — 25 de novembro de 2018 @ 00:18