26/11/15 | Gestão de Buffets | 2 comentários
Parte da satisfação do cliente com o serviço do buffet acontece após a venda do evento. Por isso, descobrir como fazer pós-venda é uma atitude extremamente necessária nesse mercado. Ela pode ser o diferencial para um cliente indicar ou não a empresa de buffet a terceiros.
Além disso, o contato pós-venda pode vir a ser o fator determinante para que um cliente se torne um cliente fiel. Para isso, é preciso fazer com que o contratante se sinta seguro de que tomou a melhor decisão ao escolher a sua empresa para o serviço de buffet.
Mas, afinal, como fazer o pós-venda?
Parece simples, mas um simples agradecimento ao cliente por ter escolhido o seu serviço faz com que ele se sinta importante e, portanto, mais seguro de que fez a escolha certa ao confiar um evento ao seu buffet.
Após contratar um evento, o cliente provavelmente ficará pensando sobre seus detalhes e, naturalmente, terá dúvidas sobre o funcionamento e desenvolvimento dos serviços, como quais serão as melhores escolhas para a ocasião.
É extremamente importante que a empresa esteja sempre disponível para solucionar as dúvidas dos clientes e deixá-los tranquilos. Portanto, disponibilize diferentes formas de contatar o buffet, seja por telefone, e-mail ou redes sociais. E, claro, responda as mensagens dos clientes!
Para que o cliente conserve a confiança no trabalho do seu buffet, é importante cumprir tudo o que foi previamente acertado. Por isso, mantenha o cliente informado de todos os procedimentos e, no caso de qualquer alteração necessária, entre em contato com ele imediatamente.
Esclareça os motivos da mudança e também a forma como você planeja conduzir essas alterações, antes da realização do evento, para que não haja nenhuma surpresa desagradável.
Simples assim! Para evitar que o cliente se irrite e escolha uma empresa concorrente, é simples: encare e resolva possíveis problemas. De forma alguma desacredite ou provoque o cliente.
Ao contrário, ofereça sua total atenção, escute suas reclamações e sugestões, e oriente os funcionários a se esforçarem para atendê-las!
Converse, pergunte, procure saber suas preferências e gostos, leia e responda os e-mails com cuidado, envie sugestões e ideias para o evento. Enfim, se interesse verdadeiramente pelo cliente! Essa atitude fará com que o cliente se sinta valorizado e, em troca, ele valorizará igualmente a sua empresa.
Todos os funcionários viraram a noite trabalhando, os ingredientes ficaram caríssimos na última semana, o cardápio e todos os detalhes combinados foram extremamente desgastantes de fazer. Acontece!
Mas não se esqueça de que o cliente não tem culpa das dificuldades enfrentadas pelo buffet. Muito menos o seu colega de trabalho ou um fornecedor. Seja discreto e guarde os assuntos internos da empresa dentro da empresa!
Há sempre aqueles clientes que entram em contato regularmente, a fim de se inteirar acerca do planejamento e desenvolvimento de seu evento. Ao mesmo tempo, existem também os clientes mais tímidos e reservados, que raramente se pronunciam, o que não quer dizer que não tenham algo válido a pontuar.
Quando for fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes, lembre-se de que ela deve ser objetiva e rápida. Para isso, reserve um espaço para que os clientes escrevam suas sugestões. Você pode se surpreender com as respostas! Caso haja respostas negativas, aceite-as e aproveite para melhorar a empresa! Se for o caso, entre em contato com o cliente que fez uma reclamação e proponha uma contrapartida para minimizar o descontentamento.
O cliente que é bem tratado, certamente, se tornará um cliente fiel. Sendo assim, não se esqueça de, após a finalização do evento, enviar um e-mail ou mensagem, agradecendo novamente a preferência e aproveitando para enviar a pesquisa de satisfação.
E você, o que achou dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para assinar nossa newsletter e receber outras dicas importantes!
Amei a digas vou colocar em praticas
Comentário por maria da conceiçao — 14 de fevereiro de 2016 @ 19:19
Ótima orientação, seguindo esses passos não tem o que perde, e seu cliente vai se sentir mais confortável.
Comentário por Macedo Nunes — 11 de julho de 2016 @ 11:39