Aprenda o que é CAC e saiba como calcular em seu buffet



Aprenda o que é CAC e saiba como calcular em seu buffet

De fato, o sucesso de um negócio depende não só de um serviço ou produto de qualidade, mas também das habilidades de gestão e planejamento do seu proprietário. E isso envolve conhecer ferramentas de análise financeira, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Essa métrica é válida para qualquer tipo de empresa, inclusive buffets e serviços de eventos. Seu cálculo é fundamental para determinar se os investimentos na conquista de clientes fazem sentido, ou se é necessário mudar a estratégia porque a empresa está perdendo dinheiro.

Pensando nisso, colocamos aqui todas as informações sobre o que é CAC, como realizar o seu cálculo no buffet e como melhorar os investimentos feitos para gerar novos clientes! Confira:

O que é CAC?

Como dissemos, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica usada para determinar quanto uma empresa gasta para gerar um novo cliente. Assim, ela ajuda a determinar se as ações feitas com o objetivo de vendas trazem resultados positivos para o negócio.

São considerados nesse cálculo os gastos com marketing, compra de mídia, anúncios e qualquer ação com o objetivo de aumentar as vendas do buffet, inclusive o salário da equipe responsável por essas atividades.

Além disso, é necessário ter o número exato de clientes gerados por essas ações. Clientes que surgem de forma espontânea ou sem identificação de alguma ação da empresa não devem ser considerados.

Como calcular no meu buffet?

O cálculo do CAC é relativamente simples: basta somar todos os gastos feitos com o objetivo de conquistar clientes dentro de um período e dividir o resultado pelo total de clientes gerados pelas ações no mesmo período.

Como exemplo, imagine uma ação de flayers feita no bairro do seu buffet, que custou R$1.500,00 no total, com validade de um mês. Depois desse período, você constata que 2 clientes fecharam com a empresa usando o código colocado no flyer. Nesse caso, o CAC seria de R$750,00.

Consideramos nesse exemplo apenas uma ação realizada, entretanto, o ideal é ter o levantamento de todos os gastos feitos para conquistar clientes e estabelecer um valor mensal para ser acompanhado.

Como avaliar os resultados?

Não existe um valor ideal de CAC para cada segmento de negócio. O ideal é avaliar esse valor em conjunto com outras métricas de desempenho: no caso dos buffets, é preciso compará-lo com os valores dos eventos realizados.

No nosso exemplo, se os 2 clientes realizaram eventos de R$3.000,00 cada, o CAC é apenas 25% do total ganho. Porém, se os eventos fossem apenas de R$500,00, isso significaria prejuízo.

Entretanto, como falamos, o ideal é trabalhar com uma média, ou seja, o CAC médio mensal deve ser comparado com o valor médio dos eventos realizados.

Como melhorar meu CAC?

Todas as empresas querem os menores CACs possíveis, uma vez que isso representa menores custos e mais ganhos para o negócio. Para isso, o buffet pode adotar algumas medidas:

  • faça análises segmentadas por serviço: você pode fazer análises separadas entre os serviços realizados, como festas infantis, casamentoseventos corporativos e debutantes, por exemplo;
  • faça análises segmentadas por canal: se o buffet usa diferentes canais para falar de todos os serviços, é indicado segmentar o CAC por canal, não por serviço, identificando quais meios são mais rentáveis;
  • mantenha um bom controle: o segredo de um bom cálculo é a capacidade de ter os valores exatos de gastos e ganhos de clientes para não cometer erros.

Com essas dicas, sem dúvida, você pode melhorar seus resultados, escolhendo os canais que mais trazem resultado e decidindo quais serviços devem ser anunciados em cada meio, de forma a manter um bom CAC para o negócio em geral.

Por fim, lembre-se de que é fundamental fazer um bom controle financeiro do negócio, garantindo a sua expansão de forma saudável. E usar métricas e ferramentas de análise são fundamentais para tornar esse processo mais assertivo na gestão.

Então, gostou do post? Agora que você já sabe o que é CAC e como melhorar essa métrica no seu negócio, confira este guia completo para converter mais orçamentos e aumentar as vendas no seu buffet!

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