7/02/18 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
De fato, o sucesso de um negócio depende não só de um serviço ou produto de qualidade, mas também das habilidades de gestão e planejamento do seu proprietário. E isso envolve conhecer ferramentas de análise financeira, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Essa métrica é válida para qualquer tipo de empresa, inclusive buffets e serviços de eventos. Seu cálculo é fundamental para determinar se os investimentos na conquista de clientes fazem sentido, ou se é necessário mudar a estratégia porque a empresa está perdendo dinheiro.
Pensando nisso, colocamos aqui todas as informações sobre o que é CAC, como realizar o seu cálculo no buffet e como melhorar os investimentos feitos para gerar novos clientes! Confira:
Como dissemos, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica usada para determinar quanto uma empresa gasta para gerar um novo cliente. Assim, ela ajuda a determinar se as ações feitas com o objetivo de vendas trazem resultados positivos para o negócio.
São considerados nesse cálculo os gastos com marketing, compra de mídia, anúncios e qualquer ação com o objetivo de aumentar as vendas do buffet, inclusive o salário da equipe responsável por essas atividades.
Além disso, é necessário ter o número exato de clientes gerados por essas ações. Clientes que surgem de forma espontânea ou sem identificação de alguma ação da empresa não devem ser considerados.
O cálculo do CAC é relativamente simples: basta somar todos os gastos feitos com o objetivo de conquistar clientes dentro de um período e dividir o resultado pelo total de clientes gerados pelas ações no mesmo período.
Como exemplo, imagine uma ação de flayers feita no bairro do seu buffet, que custou R$1.500,00 no total, com validade de um mês. Depois desse período, você constata que 2 clientes fecharam com a empresa usando o código colocado no flyer. Nesse caso, o CAC seria de R$750,00.
Consideramos nesse exemplo apenas uma ação realizada, entretanto, o ideal é ter o levantamento de todos os gastos feitos para conquistar clientes e estabelecer um valor mensal para ser acompanhado.
Não existe um valor ideal de CAC para cada segmento de negócio. O ideal é avaliar esse valor em conjunto com outras métricas de desempenho: no caso dos buffets, é preciso compará-lo com os valores dos eventos realizados.
No nosso exemplo, se os 2 clientes realizaram eventos de R$3.000,00 cada, o CAC é apenas 25% do total ganho. Porém, se os eventos fossem apenas de R$500,00, isso significaria prejuízo.
Entretanto, como falamos, o ideal é trabalhar com uma média, ou seja, o CAC médio mensal deve ser comparado com o valor médio dos eventos realizados.
Todas as empresas querem os menores CACs possíveis, uma vez que isso representa menores custos e mais ganhos para o negócio. Para isso, o buffet pode adotar algumas medidas:
Com essas dicas, sem dúvida, você pode melhorar seus resultados, escolhendo os canais que mais trazem resultado e decidindo quais serviços devem ser anunciados em cada meio, de forma a manter um bom CAC para o negócio em geral.
Por fim, lembre-se de que é fundamental fazer um bom controle financeiro do negócio, garantindo a sua expansão de forma saudável. E usar métricas e ferramentas de análise são fundamentais para tornar esse processo mais assertivo na gestão.
Então, gostou do post? Agora que você já sabe o que é CAC e como melhorar essa métrica no seu negócio, confira este guia completo para converter mais orçamentos e aumentar as vendas no seu buffet!
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