21/02/19 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Conheça, aqui, a importância do plano de negócios para buffets, entenda como ele é estruturado e veja os impactos desse planejamento para o crescimento das empresas. Acompanhe!
O plano de negócios é um guia prático para o empreendedor. Com ele, é possível avaliar como o empreendimento será realizado, com análise de fatores importantes antes mesmo de a empresa ser lançada.
A partir do plano, é possível verificar:
O documento mostrará dados qualitativos e quantitativos que permitirão ao empreendedor diagnosticar ameaças e pontos fortes e fracos a fim de fazer com que o projeto seja conduzido conforme o esperado.
Portanto, o plano de negócios para buffet é um importante passo para o planejamento de todo o seu empreendimento, visto que essa análise é fundamental para o adequado e saudável funcionamento da sua empresa — não só nas etapas iniciais, mas também no futuro.
Com o plano, é possível aprimorar as ideias sobre o negócio antes mesmo de ele ser iniciado, o que é importante para que o empreendedor tenha informações baseadas em dados reais e atualizados. É fundamental, contudo, que o plano seja reavaliado, pelo menos, anualmente. Assim, é possível traçar novas metas e estratégias de condução do negócio.
A falta da estruturação do plano pode ser bastante prejudicial para a empresa, principalmente quando o empreendedor é novo e inexperiente. Para o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Valery, cerca de 60% das empresas são encerradas pela falta do plano de negócios.
A estruturação do plano de negócios para buffets pode ser realizada pelo próprio empresário ou com a ajuda de um consultor empresarial — profissional especializado no serviço.
Embora os valores dependam da complexidade do negócio, o custo para a elaboração de um plano varia entre R$ 6 e R$ 20 mil. Veja a seguir a segmentação da estratégia.
O plano de marketing é muito útil para avaliar as condições gerais do mercado e como se dará o lançamento no negócio. A partir dele, o empreendedor deve responder às seguintes questões:
O plano operacional descreve a logística de funcionamento, conforme os recursos materiais, financeiros e humanos da empresa.
Algumas questões que devem ser respondidas pelo plano operacional são:
A partir do plano financeiro, tem-se uma visão dos números gerais da empresa.
O plano financeiro permite ao empreendedor ter ciência sobre:
Além de considerar os aspectos de marketing, financeiro e operacional no seu plano de negócios para buffet, é importante considerar alguns métodos de pesquisa para conhecer o seu lugar no mercado e garantir que se implemente as suas estratégias da melhor maneira.
Para isso, são utilizados métodos aprofundados de pesquisa, como o market share, além de estudos exploratórios e descritivos.
Entenda, a seguir, um pouco mais sobre estes métodos de pesquisa que auxiliam na elaboração de estratégias, na consolidação de informações que compõem o plano de negócios e nas tomadas de decisões.
O seu plano de negócios para buffet também deve levar em consideração a disputa acirrada, independentemente dos serviços que a sua empresa disponibiliza. Em razão disso, é imprescindível conhecer a sua posição no mercado, de maneira que possa saber qual é a melhor realidade e estratégias para o seu negócio.
Para isso, são utilizados alguns métodos de pesquisa aprofundados que permitem conhecer esse aspecto. O principal deles é o market share — que pode ser traduzido como divisão de mercado ou cota de mercado. Esse indicador mostra qual é a participação da sua empresa considerando a área em que está inserida, ou seja, é totalmente voltado para a disputa de mercado.
Para encontrar o market share do seu buffet é preciso conhecer alguns indicadores, entre eles:
As pesquisas exploratórias de mercado são usadas nas etapas iniciais de um estudo, pois auxiliam na definição de estratégias, ideias e ações que serão trabalhadas ao longo do seu plano de negócios.
Para isso, são feitos questionários acerca daquilo que você deseja descobrir ou resolver no seu empreendimento — essa é uma pesquisa voltada para o entendimento de um problema ou solução, por exemplo, quais são os seus concorrentes e o seu leque de mercado. Além de explorar o problema, esse tipo de estratégia obtém informações para se ter embasamento na sua tomada de decisão.
As pesquisas descritivas, por sua vez, procuram descobrir, classificar e interpretar dados, estatísticas ou problemas. Para tal, esse método de estudo descreve e expõe as particularidades daquilo que foi explorado, por exemplo, estudos sobre o mercado e os concorrentes do seu buffet.
Com isso, podemos dizer que esse tipo de método tem caráter mais quantitativo na abordagem de resultados e fundamentos. Sendo assim, em comparação à pesquisa exploratória, a descritiva é mais palpável e com informações que podem ser aplicadas no seu plano de negócios, uma vez que valida análises, encontra erros no seu planejamento e cria hipóteses consistentes.
Em uma pesquisa de público-alvo, por exemplo, a pesquisa descritiva revela classe social, gênero, idade, sexo, estado civil, religião e outros aspectos dos consumidores que têm mais chances de contratar os seus serviços.
O plano de negócios para buffets é extremamente importante para a abertura e o crescimento da sua empresa. Para todo empreendedor, é uma forma concreta de instituir o negócio, evitando falhas que podem levar a resultados catastróficos. Portanto, não deixe de realizar seu plano de negócios e garantir a real expansão da sua marca.
Agora que você entende sobre o plano de negócios para buffets, que tal ficar por dentro de outras dicas para alavancar ainda mais o seu empreendimento? Basta assinar a nossa newsletter!
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