6/07/17 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Segundo o artigo 67 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo serviço que exige a presença dos funcionários no domingo deve, impreterivelmente, ter uma escala de revezamento. Por esse motivo, e para evitar o cansaço dos trabalhadores, é que se faz necessária a escala de funcionários no buffet.
Mas por onde começar? Afinal, qualquer coisa relacionada à gestão de pessoas é um pouco delicado de ser implementado. Sabendo disso, nós separamos 6 dicas para que você possa criar uma escala de funcionários no seu buffet. Confira!
No momento de montar a escala de funcionários é preciso estar atento aos requisitos legais. Eles são:
Antes de sair distribuindo horários, escute as observações que seus funcionários têm a fazer. Alguns deles podem ter especificidades com relação aos dias de folga, como por exemplo a inviabilidade de trabalhar aos sábados.
Liste e organize os funcionários, assim como as escalas, pela função exercida, afinal, de nada adianta ter uma boa escalação se no final sobram garçons e faltam cozinheiros, ou vice-versa.
É preciso fazer a divisão de folgas de cada função para que a escala seja organizada e sustentável para a empresa.
Alguns funcionários, quando perguntados sobre peculiaridades ou preferências no horário de folga, dirão que qualquer dia serve.
Deixe essas pessoas por último no momento de montar a escala. Elas serão perfeitas para completar os locais vazios e garantir que sempre tenha gente disponível para os trabalhos.
Entendido o que a legislação obriga, separados os funcionários e anotadas as necessidades individuais, é hora de colocar a mão na massa.
Monte a grade de folgas e férias. Vá encaixando cada um dos colaboradores na semana, construindo de modo que as folgas sejam asseguradas, mas também que tenha contingente suficiente para trabalhar em todos os dias necessários.
Os sistemas de gestão para buffet são ferramentas interessantes para auxiliar na organização.
No CHEF, por exemplo, após a escala ser montada fica mais fácil acompanhar cada colaborador. É possível ver quem está presente, quem faltou e quem folgou.
Além disso, por ser uma forma automática de ter controle, evita-se o erro humano. Nesse caso, não precisamos nos preocupar com esquecimentos, por exemplo. Basta apenas olhar o programa.
Como podemos ver, montar a escala não é difícil. Entretanto, é uma tarefa trabalhosa e que exige atenção, mas que se faz necessária para preservar os colaboradores e cumprir a legislação. Além disso, uma vez definidas as folgas e férias de cada funcionário, serão necessários apenas leves ajustes futuros e tudo tende a fluir normalmente.
Quer entender um pouco mais sobre o uso da tecnologia ou tirar uma dúvida sobre a escala de funcionários no buffet? Entre em contato com a gente! Estamos prontos para lhe ajudar!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL