Como diminuir gastos e aumentar lucros em buffets



Como diminuir gastos e aumentar lucros em buffets

Com o grande número de casamentos, festas de aniversário e eventos corporativos que acontecem todos os dias, é possível perceber que a demanda por serviços de buffet não vai diminuir tão cedo. Apesar disso, não é fácil manter um negócio bem-sucedido. Trabalhar com tantas variáveis pode tornar a tarefa de determinar gastos e lucros um sufoco!

Mas como garantir que seu buffet ainda tenha lucros no final da festa? Neste artigo nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a controlar as porções, evitar desperdícios, gerenciar seu alimentos e equipes, diminuir gastos em buffet e assegurar mais lucro para sua empresa. Ficou interessado? Então continue conosco!

COMO CONTROLAR PORÇÕES

Determinar a quantidade de alimento para cada convidado é quase uma arte. Enquanto alguns não comem nada, outros comem por três e há ainda aqueles que separam diversos pratos diferentes e acabam não encostando na comida. Por isso, controlar as porções é muito importante.

É claro que em um buffet os convidados são livres para comer o que quiserem, quantas vezes quiserem, então você não pode colocar um fiscal perto da mesa, conferindo cada prato e barrando aqueles que já comeram demais. Mas a partir da implementação de certas estratégias, é possível reduzir seu custo e evitar sobras.

Ao optar por servir porções menores, por exemplo, você não apenas diminui o desperdício de comida, como também incentiva que os convidados provem outros pratos, mais baratos. Uma boa ideia é oferecer pratos pré-montados. Assim, você pode definir o volume ideal de cada prato e ainda adicionar um toque de elegância e profissionalismo à sua mesa. Mas para que esse passo seja efetivo, você precisa de uma equipe preparada para montar pratos bonitos — e isso pode significar um aumento no custo de mão de obra. Cabe a você determinar o que é mais em conta para o seu negócio.

Um detalhe que poucos prestam atenção e que fazem toda a diferença são os utensílios de cozinha. Conchas e colheres grandes levam mais comida para o prato das pessoas, que acabam servindo mais comida do que conseguem comer. Portanto, reduza o tamanho dos utensílios e economize!

TREINE SEUS FUNCIONÁRIOS

Seus funcionários devem saber bem quais são suas funções, para que possam exercer seu trabalho com eficiência. Problemas na comunicação podem gerar falhas no preparo do buffet — geralmente relacionadas ao excesso ou falta de pratos durante a duração do evento.

Organize todo o processo em tabelas ou planilhas, para que você possa ter um controle de tudo que acontece e de seus gastos em detalhes. Esses dados serão valiosos na hora de estabelecer a rentabilidade do negócio, repensar o menu e tomar decisões com segurança.

ORGANIZE E PLANEJE BEM PARA DIMINUIR OS GASTOS EM BUFFET

Cada novo item no menu deve passar por um cálculo minucioso. Você precisa saber as quantidades exatas de ingredientes e seu valor, e usar o preço base de uma porção para ajudar no cálculo do montante final do serviço de buffet.

Um software de gerenciamento de buffets pode fazer uma grande diferença nessa hora, pois coloca diversas ferramentas de fácil uso à sua disposição, como cadastro de clientes, relatórios financeiros, escalas de funcionários, listas de material etc. O Chef, por exemplo, oferece tudo isso e é capaz de tornar seu negócio muito mais organizado.

CUIDE DA COMIDA

A segurança alimentar é fundamental para a manutenção de um buffet de sucesso. Por isso, esteja sempre a par das normas sanitárias e não deixe de aplicá-las com rigidez. Crie rotinas de limpeza e sanitização dos ambientes de trabalho e utensílios, e tenha certeza que seus funcionários saibam manejar alimentos com asseio. Ao cuidar do armazenamento dos ingredientes, transporte e preparo dos pratos, você evita que os alimentos estraguem e causem prejuízos.

Certifique-se de que a temperatura do alimento seja a ideal em todos os momentos. Temperaturas erradas podem causar o perecimento da comida rapidamente. Além disso, tenha vasilhas, panelas e refrigeradores de qualidade, para evitar que a comida entre em contato com micro-organismos e outras partículas indesejáveis no ar.

Seguindo essas dicas, certamente, você verá os resultados rapidamente. Então comece hoje mesmo a colocar essas táticas em prática!

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário com suas opiniões! Para saber mais sobre o assunto, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Compartilhe este post!

1 comentário - Quero comentar!

  • Muito bom tudo certinho com essas dicas ninguém erra,só e se não segui essas regras dita.
    Geraldo de Oliveira

    Comentário por GERALDO DE OLIVEIRA — 18 de junho de 2018 @ 11:20

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário