11/05/16 | Gestão de Buffets | 7 comentários
Muita gente gosta de fazer um evento em casa, chamar os amigos para alguma comemoração. E como em toda boa festa, os comes e bebes são um dos pontos altos do evento. Os serviços de buffet a domicílio foram criados para atender clientes que querem a conciliar a organização, a diversidade, o sabor e a praticidade de um buffet com a comodidade do lar. Seu negócio pode ficar ainda mais completo se você puder levar seus serviços até os clientes, isso abre um novo leque de oportunidades e dá a chance de conquistar novos consumidores! Conheça agora um pouco mais sobre os buffets a domicílio e seu funcionamento!
Quem atenderá clientes em casa precisa ser versátil no cardápio. Você pode encontrar com todo tipo de evento, de cerimônias de casamento até churrascos bem informais ou coquetéis de luxo. Para se preparar para encarar esses desafios, o buffet precisa elaborar alguns cardápios para as diversas ocasiões, pense em, pelo menos, três tipos de menu, um para ocasiões formais, uma para eventos mais descontraídos e outro com finger foods, os famosos pratos que podem ser consumidos sem a necessidade de pratos.
Com esses três cardápios vocês estará preparado para encarar diversos tipos de celebrações. Seja aberto às ideias dos clientes, mas lembre-se que muitas vezes é preciso ter o pé no chão e não cair nas ideias de alguns clientes mais fantasiosos.
Um bom buffet deve saber que diferentes tipos de eventos pedem equipes distintas. Alguns clientes optarão por um pacote de serviços mais simples, com poucos garçons e equipe de limpeza. Enquanto outros pretendem fazer grandes eventos ou cerimônias luxuosas optarão por um número maior de profissionais no atendimento, na limpeza e na organização. Por isso, tenha sempre uma equipe alinhada com a dimensão do evento do contratante.
Os buffets a domicílio precisam pensar da mesma maneira como operam quando contratados para atender em um salão de festas. A diferença está na necessidade de adaptar o trabalho ao espaço do cliente, sendo assim, as “regras” continuam as mesmas: o buffet é responsável pela montagem do espaço de alimentação, do serviço de atendimento e pela comida.
Um bom buffet a domicílio se planejará de acordo com o evento, mas é sempre bom ter em mente que a equipe precisa de um tempo para fazer a instalação completa. Por isso, combine com o cliente a chegada prévia e o horário de retirada dos equipamentos.
No momento de fechar o negócio com o cliente é sempre bom formalizar um acordo de pagamento estipulado de forma simples. Uma porcentagem do valor total é pago adiantado e o restante é pago após o fim do evento ou no dia seguinte (cabe a você decidir se oferecerá pagamento via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário). A precificação dos serviços precisa ser justa e atraente, por isso, pense bem ao estipular o valor por pessoa. Faça um cálculo de seus gastos e margem de lucro para fechar um acordo com o seu cliente.
Essas são algumas dicas para operar um buffet a domicílio. Já contratou este tipo de serviço ou está pensando em expandir os negócios do seu buffet? Então deixe suas opiniões e experiências nos comentários!
Eu sempre trabalhei com restaurante mas estou parada a alguns anos e gostaria de entrar no ramo de buffet a domicilio
Comentário por Marcia — 25 de janeiro de 2018 @ 17:13
Trabalho com bolos e doces e gostaria de abri um espaço para bufft a domicilio<devido a crise preciso complementar o meu salário
Comentário por Luciara — 25 de abril de 2018 @ 19:41
Trabalho com bolos e doces e gostaria de abrir um bufft a domicilio
Comentário por Luciara — 25 de abril de 2018 @ 19:42
Ótimas dicas, obrigado
Comentário por Antonio de Jesus Matos Lima — 14 de junho de 2018 @ 15:19
fiz um curso de chef executivo e quero muito entrar nesse mercado!
adorei as dicas!!!!!
Comentário por gisele — 29 de outubro de 2018 @ 20:18
Estamos abrindo um buffet em domicílio e contratando chefs
Comentário por Silvana Lopes — 16 de novembro de 2018 @ 05:00
Eu sou cozinheira salgadeira e estou querendo entrar neste ramo. Mas será que posso me abastecer dos itens necesßrios contando com a contratação de festas ?
Preciso muito começar meu próprio negócio.
Comentário por Jaqueline — 26 de janeiro de 2019 @ 15:05