Como melhorar a gestão financeira do seu restaurante



Como melhorar a gestão financeira do seu restaurante

A gestão financeira de um restaurante de pequeno porte pode ser um grande desafio para os empreendedores que não estiverem devidamente preparados para lidar com as demandas do negócio.

Existem diversas formas para preservar a saúde financeira do restaurante e aplicar melhor o seu dinheiro. Se você deseja expandir o negócio e organizar melhor a empresa, esse post merece toda a sua atenção! Leia agora e aprenda como melhorar a gestão financeira do seu restaurante.

Monte um planejamento estratégico

Um planejamento bem-feito é responsável por boa parte do sucesso do negócio, pois será a definição de metas e objetivos que norteará todas as decisões e todos os gastos.

Um bom planejamento estabelece metas e prazos para o seu cumprimento, de forma que os planos operacionais possam ser geridos em consonância com as estratégias traçadas.

Uma boa sugestão é converter as informações em estatísticas que facilitem a visualização rápida dos resultados, o que, naturalmente, otimiza o tempo e evita que dados importantes deixem de ser observados.

Separe as finanças

É fundamental para uma boa gestão financeira a separação das contas dos sócios da conta da empresa. Essa medida é especialmente importante no caso dos restaurantes de pequeno porte. Isso porque muitos empreendimentos costumam negligenciar esse aspecto e sofrem sérias consequências em razão dessa conduta.

Portanto, tão logo o negócio seja iniciado, é recomendado separar as contas e manter rigoroso controle das finanças. Não é aconselhável retirar dinheiro do caixa para pagar contas pessoais, pois essa ação vai afetar todo o planejamento e dificultar o levantamento de informações exatas sobre as reservas da empresa.

Controle o fluxo de caixa

A gestão financeira precisa ser eficaz, e uma das formas de garantir esse resultado é por meio de um controle diário do fluxo de caixa. Não é exagero dizer que as movimentações financeiras da empresa exigem um acompanhamento constante para que tudo possa fluir do modo esperado.

É indispensável ter domínio e conhecimento das entradas e saídas de valores, bem como ter claramente a noção das despesas e das receitas geradas a cada novo dia. Esse controle pode ser feito em planilhas no Excel, em livros sistematicamente atualizados ou da forma mais moderna disponível atualmente, que é o uso de um software de gestão.

Utilize um software de gestão financeira

Alguns elementos fortalecem a ideia da aquisição de um bom software de gestão financeira. Por exemplo, com esse investimento será possível administrar todas as áreas do restaurante, não apenas a financeira.

Com mecanismos simples e intuitivos, é possível manter o controle das vendas, do estoque, dos pagamentos e recebimentos e da emissão das notas fiscais, tudo em um só lugar, devidamente registrado.

Uma outra vantagem é que, apesar da integração dos sistemas, o software permite dividir as áreas de acesso a determinados usuários. Dessa forma, é possível fazer com que só o gestor tenha acesso a todas as informações, mas que outros funcionários possam alimentar o sistema e o trabalho possa ser segmentado.

Agora que você já sabe como melhorar a gestão financeira do seu restaurante, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário