4/04/18 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Quem trabalha com buffet sabe que lidar com o controle de entregas dos fornecedores pode ser um desafio complicado, principalmente quando o assunto são alimentos.
Muitos fatores influenciam essa atividade e podem comprometer o resultado final de um evento. Entre eles estão atrasos, danificação de objetos e comprometimento da qualidade dos itens, como comidas, bebidas e doces que precisam ser mantidos numa temperatura específica.
Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores dicas para fazer um controle de entregas em buffet com mais eficiência e facilidade. Confira!
A primeira dica para garantir que suas entregas sejam feitas de forma correta é ter um bom planejamento. Ou seja, um conhecimento geral dos produtos disponíveis e das atividades que devem ser realizadas durante todo o processo.
Para isso, você pode usar planilhas de controle com checklists para cada evento, indicando quais são os fornecedores, quais os prazos para cada entrega e qual o processo correto de cada uma. Por exemplo, especificar os alimentos que precisam de refrigeração ou embalagem especial.
Outra dica é fazer uma boa gestão de estoque. Dessa forma, os pedidos serão feitos com mais eficiência, além de evitar os riscos de desperdício por solicitar mais do que o necessário ou ter um evento com falta de elementos.
O próprio histórico de pedidos te ajuda nessa tarefa, basta avaliar a média de itens necessários para cada tipo de evento e ir melhorando esses números conforme as ocasiões.
Uma alternativa para não criar planilhas e evitar perder tempo tentando formular um modelo que se adeque à sua rotina é adotar um software de gestão de buffets. Essas soluções anteriores já possuem um sistema para fazer o controle de estoque, pedidos e entregas.
Além disso, eles ajudam em outras atividades administrativas importantes, como controle de fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos, gestão de funcionários e toda a parte financeira do negócio, otimizando essas tarefas e gerando mais lucratividade para a empresa.
Outra prática importante é fazer o controle da temperatura dos alimentos que precisam desse cuidado, evitando perdas e desperdícios, o que pode comprometer não só a quantidade, mas também a saúde dos participantes do evento, caso os produtos sejam servidos estragados.
O ideal é que o fornecedor tenha um meio de transporte equipado para fazer o controle da temperatura durante trajetos longos e que você possua também equipamentos para manter os itens na temperatura ideal após eles serem entregues, como geladeiras e freezers.
Por fim, todo o controle de entregas é muito mais simples quando se tem fornecedores de confiança que trabalham como parceiros e se comprometem no processo tanto quanto você.
O ideal é encontrar empresas de qualidade que oferecem as medidas de segurança no transporte e na entrega de seus produtos e serviços. Mesmo que eles sejam mais caros que os demais, pelo menos não há riscos de perda de entregas por problemas como danificação ou atraso.
Use essas dicas para facilitar o controle de entregas no seu buffet e garantir os melhores eventos para seus clientes, além de mais lucratividade no seu negócio. Lembre-se de que planejamento e parcerias são fundamentais para o sucesso.
E se você gostou de saber como otimizar seu controle de entregas, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e receber mais dicas como essas direto na sua timeline!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL