2/11/16 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Um dos momentos mais decisivos na vida de todo empreendedor é o planejamento da expansão do seu negócio. Depois de trabalhar arduamente para deixar a empresa com todos os processos alinhados e o fluxo de caixa adequado, é hora de alçar novos voos. Existem muitas possibilidades para as empresas de alimentação, principalmente os buffets.
É natural surgirem dúvidas durante esse processo, mas se você fizer um planejamento estratégico com determinação e coerência, as chances de sucesso são muito grandes.
Reunimos nesse post 4 dicas para que você possa ampliar o seu empreendimento com segurança e estudar com afinco qual delas melhor se encaixa no perfil da sua empresa.
Se a sua marca já é conhecida e sua empresa tem mais de dois anos, essa pode ser uma opção muito interessante, pois permite o crescimento do negócio com investimento do franqueado e você recebe um percentual do faturamento de cada loja.
É importante que você tenha a assessoria correta, pois oferecerá seu know how e sua marca. Não pode deixar que uma decisão precipitada comprometa a credibilidade que você lutou tanto para conquistar.
Muitos buffets e empresas de alimentação desenvolvem parcerias de sucesso com outros estabelecimentos. Você pode se associar a produtores de eventos, decoradores de festas e até mesmo buffets infantis para ser o fornecedor de alimentação de todos os eventos. Você multiplica seu poder de venda e foca no que realmente sabe fazer: comida.
Com seu processo de produção efetivo e um cardápio que já sabe que é bem aceito, uma alternativa de aumento de faturamento é incluir novos pontos de venda. Lanchonetes e restaurantes, por exemplo, compram muitos produtos já prontos de outros fornecedores.
Selecione os estabelecimentos que você tem interesse e saia a campo para vender seu produto. A melhor ferramenta de marketing nesse caso é um kit degustação. As margens podem ser menores, mas o aumento do volume normalmente compensa essa redução, pois você venderá no atacado.
Se você prefere manter o controle de toda a operação e quer continuar vendendo diretamente ao cliente final, você pode abrir outras filiais do seu estabelecimento. As primeiras unidades são as mais difíceis, já que o investimento é alto e você ainda não tem um faturamento tão alto, mas conforme você expande o negócio, uma loja sempre pode financiar a próxima.
É importante você pesquisar bem os locais de abertura das novas filiais e o perfil do público-alvo. Investir no treinamento da equipe e em softwares de controle de operações e custos é essencial para que você mantenha o mesmo nível de qualidade em todo o processo.
Independentemente da escolha do formato de expansão, é importante a normatização do produto final, pois o consumidor espera um produto padronizado, principalmente em empresas de alimentação, já que foi o seu tempero especial que o cativou desde o início.
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