14/11/17 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
Apesar de mais usado em grandes empresas, buffets e pequenos negócios também devem conhecer a importância do pós-venda e seus benefícios. Esse é o principal meio para investir em fidelização de clientes, algo essencial para qualquer negócio.
Preparamos este artigo para falar sobre importância do pós-venda para o seu buffet e dar dicas de como fazê-lo da melhor forma. Confira!
O pós-venda é o processo que ocorre após uma venda de produto ou serviço. Para o buffet, é o atendimento realizado depois da realização de algum evento. O objetivo dessas atividades é criar um relacionamento de longo prazo com os clientes, focando na sua satisfação com a empresa e criando fidelização.
Independentemente do tipo de negócio, a busca por fidelização de clientes é algo constante, porque já é comprovado que manter clientes custa menos que buscar por novos. Além disso, consumidores fidelizados costumam atribuir mais valor à marca e ter uma disposição maior a pagar mais por um produto ou serviço.
Por isso, é importante investir no pós-venda para garantir que o cliente fique satisfeito com o buffet e mostrar que a empresa se importa com a sua opinião.
Muitas pessoas buscam referências dentro de seus círculos antes de buscar por um buffet. Por isso, se seus clientes possuem um bom relacionamento com sua marca, é provável que a indiquem, aumentando a possibilidade de novos negócios.
Quando se investe em pós-venda, é comum fazer uma pesquisa de satisfação para identificar quais pontos não agradaram aos clientes e quais eles mais valorizam. Assim, você pode definir prioridades para os pontos que precisam ser melhorados em sua prestação de serviço.
Essa pesquisa, se extensa, pode ser enviada via e-mail; se curta, pode ser feita por telefone e as informações precisam ser armazenadas, de preferência, em um banco de dados.
Para que seja possível entrar em contato com todos os clientes, mesmo os mais antigos, é importante manter uma base de dados atualizada. Para isso, é recomendado fazer um cadastro completo em toda compra realizada e usar um canal de comunicação, de preferência o e-mail, para fazer uma atualização pelo menos uma vez ao ano.
No dia do serviço você pode entrar em contato e verificar se tudo está conforme o que o cliente esperava e, em casos de respostas negativas, buscar maneiras de corrigir erros e proporcionar uma experiência positiva. Isso é importante porque, mesmo se o problema não for consertado, o cliente perceberá que a empresa se importa com ele, algo essencial para o relacionamento durar.
Alguns dias após o uso do serviço, entre em contato apenas para agradecer a escolha da empresa e colocar-se à disposição para novas ocasiões. Isso também mostra a importância do cliente para a empresa. Pode-se aproveitar este momento para fazer a já mencionada pesquisa de satisfação.
Para facilitar o armazenamento de contatos, informações de pesquisas e até mesmo a gestão da empresa, existem opções de softwares especializados para buffets. Além de práticos, auxiliam em todas as variáveis da empresa para otimizar seus resultados.
Agora que você conhece a importância do pós-venda no seu buffet e como fazer esse processo da melhor forma, confira 5 dicas de gestão para o seu negócio!
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