Mercado de eventos: como enfrentar a crise com poucas preocupações?



Mercado de eventos: como enfrentar a crise com poucas preocupações?

É possível encontrar alternativas para que o mercado de eventos possa passar pela crise sem que esse ambiente afete a produtividade da empresa? Qual a perspectiva para esse segmento de negócios em 2016? Compreender o cenário atual, vislumbrar as oportunidades futuras e buscar soluções inovadoras para manter a qualidade dos serviços prestados com a redução de custos, são algumas das soluções que serão minuciadas ao longo deste post. Leia e entenda como passar por estes desafios econômicos com poucas preocupações.

Entenda a situação do mercado de eventos na crise

Apesar de o Brasil estar enfrentado grandes dificuldades econômicas e políticas, o mercado de eventos não vem sendo afetado por essas razões. Isso é o que nos mostra uma pesquisa encomendada pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil). Segundo os dados encontrados, esse setor movimentou R$ 59 bilhões de reais em 2014, um crescimento expressivo se comparado ao ano de 2002, cujo giro foi de apenas R$ 4 bilhões. E as perspectivas para o ano de 2016 são ainda melhores, mas para que isso aconteça, as empresas precisarão adequar suas atividades para continuar faturando mesmo nos momentos de crise.

Conheça algumas alternativas para driblar a crise e crescer

Uma organização que tem como estratégia, por exemplo, a realização de eventos como forma de estreitar o relacionamento com seus clientes, não mudará a sua agenda em 2016 pelas dificuldades financeiras, mas entenderá que será necessário fazer ajustes financeiros em seus encontros. Diante disso, o que as empresas que atuam no setor de eventos podem fazer para manter a qualidade dos serviços prestados oferecendo oportunidades mais atrativas e, assim ajudar a seus consumidores a continuar a realizar os acontecimentos da melhor maneira possível?

Para superar os momentos de dificuldades financeiras, as produtoras de eventos devem buscar compreender os orçamentos dos clientes e, em cima deles, oferecer uma solução que seja funcional para enfrentar o corte dos investimentos. E uma das formas mais eficientes de se conseguir isso é através da incorporação de softwares aos planejamentos das atividades. Por meio de sistemas como esses, um Buffet, por exemplo, será capaz de gerar orçamentos com mais precisão e de organizar uma festa de forma sistêmica. Isso permitirá a diminuição de custos, a observação de alternativas mais econômicas e a agilidade no fechamento dos contratos.

Outra alternativa que deve ser empregada para driblar a crise é a da divulgação dos produtos e serviços por meio das redes sociais, já que esses veículos de comunicação permitem a atração, interação e conversão de consumidores sem que para isso a empresa tenha que despender altos montantes em estratégias de marketing e de divulgação. Capacitações administrativas, análise de cenário econômico e especializações para a criação de diferenciais competitivos também são ótimas oportunidades para crescer em momentos turbulentos.

Diversifique a sua atuação profissional

Quando o mercado de eventos trabalha em um cenário de crise, é preciso buscar alternativas criativas para encantar os clientes e para fazer com que todos os sonhos e desejos deles possam ser atendidos, mesmo que os orçamentos não sejam mais tão pomposos como era em tempos atrás. Por isso, se você trabalhava apenas no nicho de festas infantis, vale a pena investir no mercado de festas de casamento, de eventos corporativos, de festas de 15 anos, dentre outras, para abranger o seu público-alvo e para poder oferecer, a cada um de seus clientes, uma solução econômica e inovadora para que eles não deixem de realizar o acontecimento vislumbrado.

Fugir da crise e enfrentá-la com menos preocupação é possível para todo aquele que não se acomoda frente às dificuldades enfrentadas pelo mercado de eventos. E você, o que faz para fugir dos problemas e continuar a crescer com todas as restrições econômicas? Compartilhe conosco suas estratégias enviando-nos uma mensagem!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário