Overdelivering no seu Buffet: Como e por que usar?



Overdelivering no seu Buffet: Como e por que usar?

Você sabe o que é o overdelivering? Trata-se de uma das estratégias comerciais das mais eficazes, no intuito de reter e captar novos clientes. E um ramo de negócios que pode se aproveitar bastante desta tática é o serviço de Buffet, que possui todas as armas para encantar os clientes ao fazer a diferença diante de concorrentes, às vezes de maneira até muito simples. O post de hoje traz tudo a respeito deste assunto, e algumas dicas de como aplicar em seu negócio. Confira!

O que é overdelivering?

Explicando de forma básica, o overdelivering é entregar mais do que aquilo que foi contratado, ou seja, praticar o serviço com um “plus” que o cliente provavelmente não esperava, como forma de promover uma estratégia comercial que tem o foco de encantar o cliente, e criar diferenciais no mercado se baseando nisso.

Por que usar?

A prática de overdelivering é uma das formas mais eficientes de promover um negócio na base do chamado “boca a boca”. Isso é importantíssimo no panorama atual, no qual temos as redes sociais, os sites de compra coletiva, e outros espaços em que são permitidos comentários dos clientes. E essa repercussão é algo que se dissemina muito rapidamente entre o público em geral.

Como a maior parte dos clientes gostam de sentir que estão obtendo alguma vantagem nos serviços que estão contratando, e como as expectativas estão superadas em relação ao serviço adquirido, muito provavelmente irão falar bem da marca para outras pessoas na internet, inclusive, voltarão a contratar aquele serviço caso necessitem (a chamada retenção de clientes), indicarão aquele buffet para amigos o que faz com que se inicie uma rede de clientes satisfeitos, e consequentemente aquela marca se fortalecerá no mercado, e naturalmente se tornará mais lucrativa.

Como usar?

Em primeiro lugar, os aspectos financeiros devem ser considerados. Para que o negócio seja viável, o overdelivering não deve afetar a margem de lucro do buffet. O que será servido como bônus ao cliente deverá ser muito bem estudado, para que os valores deste diferencial não afetem a saúde financeira do empreendimento.

Uma ótima estratégia para um buffet aproveitar-se do Overdelivering, é fazê-lo lançando mão de itens não consumíveis ou de manutenção barata. Podemos citar como exemplo:

  • A cessão de vasilhames para o acondicionamento de alimentos
  • Logística de transporte (muitos buffets cobram por este serviço)
  • Montagem de mesas e enfeites
  • Os próprios enfeites do local
  • Toalhas de mesa
  • E caso seja viável, inclusive o DJ que irá animar a festa ou sonorizar a recepção.

Casos de sucesso

Em Belo Horizonte no ano de 2014, existiu um caso de um Buffet que lesou alguns contratantes em função de ter fechado as portas sem dar nenhuma satisfação aos seus clientes, desaparecendo com todo o dinheiro das entradas. Outros empreendimentos viram neste problema uma solução, e praticaram o Overdelivering oferecendo prazos de pagamento extremamente extensos para estas pessoas, para que a programação de casamentos e formaturas destes clientes lesados pudessem ser mantidas. O resultado disso foi a indicação destes Buffets que se sensibilizaram com a situação para diversos outros noivos, formandos e empresas, e em consequência obtiveram um crescimento considerável nos agendamentos e nos lucros.

Achou o nosso post de hoje interessante? Você também poderá gostar do nosso artigo: “Entenda como pensar no pós-venda de seu Buffet e por que isso é importante”. Não deixe de conferir!

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