26/11/18 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
A produtividade no trabalho é um dos indicadores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Quanto maior for, mais eficiente é sua equipe e menor o custo de entrega de seus resultados, ou seja, o negócio se torna mais lucrativo e competitivo.
Entretanto, manter um bom indicador não é uma tarefa simples. É necessário buscar formas de incentivar os profissionais e otimizar suas entregas. Entre elas, pode-se identificar atividades e funções que poderiam levar menos tempo, permitindo que esses profissionais aproveitem melhor sua jornada de trabalho.
Pensando nisso, apresentamos abaixo 5 atividades que podem ser feitas de forma mais rápida e eficiente, aumentando o rendimento das tarefas. Confira!
O primeiro item é a comunicação interna entre os membros da empresa. Existem diversas formas de realizá-la com eficiência, evitando o consumo desnecessário de tempo. São elas:
Manter processos bem definidos de comunicação e uma rede clara e aberta de troca de informações facilita a execução de atividades, minimiza dúvidas e conflitos que geram frustrações entre os profissionais. Tudo isso melhora a produtividade.
Outra prática que pode ser otimizada é o controle de tarefas dos profissionais da empresa. Normalmente, o que diminui seu rendimento no trabalho é a falta de organização, o que faz com que eles percam prazos e não realizem suas entregas conforme o esperado — gerando retrabalho e frustrações.
Para resolver isso, é indicado criar processos bem estruturados para que os profissionais lidem com suas tarefas, fazendo alinhamento entre gestor e colaborador. O uso de ferramentas de gestão de projetos também é recomendado, permitindo que tudo possa ser controlado e atualizado. Podem ser de formas digitais, automatizadas ou simples, como os checklists.
Os treinamentos corporativos são atividades essenciais para que os profissionais melhorem sua performance e produtividade no trabalho. Entretanto, eles podem tomar bastante tempo e minar a entrega de tarefas da equipe.
Para continuar aproveitando os benefícios dessa prática e reduzir o consumo de tempo que ela leva, é possível optar pela adoção da educação corporativa digital, pelo uso de plataformas de ensino a distância (EAD) e outros formatos que são tendência nessa área.
Os processos de produção também podem ser afetados com a falta de organização da equipe — o que diminui o rendimento das suas atividades. Seja no preparo de produtos, seja em sua distribuição e entrega, é preciso buscar formas de otimizar e melhorar sua eficiência.
Para isso, é indicado que a área defina fluxos de trabalho, responsabilidades e atividades bem organizadas. O controle de execução também deve ser garantido, fazendo com que todos saibam o que e quando devem fazer suas atividades.
Por fim, existem formas de otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a eficiência dos profissionais que atuam nessa frente. Para isso, é indicado o bom preparo de seus colaboradores, por meio de treinamentos e cursos.
Além disso, é importante acompanhar o mercado e adotar novos canais de comunicação que agilizam esse processo — como redes sociais, chat online, e-mail e WhatsApp. Essas opções aumentam a satisfação dos clientes, que podem falar com a empresa com maior facilidade, e reduzem o trabalho dos colaboradores, uma vez que dúvidas e problemas simples podem ser resolvidos nesses ambientes.
Essas são algumas formas de aumentar a produtividade de uma equipe e garantir melhores resultados para a empresa. Além delas, é importante ficar atento ao mercado e encontrar outras oportunidades de aperfeiçoamento da rotina da organização — principalmente inovações, tecnologias e novos métodos.
Gostou de saber mais sobre como aumentar a produtividade no trabalho? Acha que essas dicas podem interessar outros profissionais da área? Então não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL