Saiba como calcular o preço dos serviços de buffet



Saiba como calcular o preço dos serviços de buffet

Você sabe como calcular o preço de serviços de buffet? Apesar de ser um negócio promissor, o segredo para alcançar o sucesso com esse tipo de negócio está relacionado aos valores aplicados.

Sem dúvida, oferecer cardápios saborosos e um excelente atendimento é fundamental, no entanto, o buffet que não consegue precificar corretamente seus serviços corre o risco de enfrentar sérios problemas no futuro.

O preço é o ingrediente essencial para atrair clientes e aumentar os lucros. Contudo, quando não é bem-planejado, pode comprometer o negócio e até mesmo impedir o fechamento de novos contratos.

Por esse motivo, selecionamos algumas dicas de como calcular o preço de serviços de buffet. Leia até o final para conferir!

Conheça os custos de produção

O seu buffet não pode determinar um valor de serviços e produtos sem antes conhecer quais são as despesas relacionadas a comida, mão de obra etc. Diversos empreendedores estão nesse ramo há muito tempo, porém desconhecem o que são custos de produção e despesas fixas, e esses cálculos são essenciais para uma precificação adequada.

Vale lembrar que os custos de produção estão relacionados com investimentos em mão de obra e matéria-prima. Já as despesas fixas são os gastos mensais, como aluguel, remuneração de funcionários, contas de água e energia, entre outros.

Estipule sua margem de lucro

Os lucros são a chave para seu buffet funcionar, já que nenhum negócio consegue sobreviver apenas de ganhos e gastos. Assim, saber estipular uma margem de lucro para gerar um bom capital de giro é essencial e pode ajudar a ter mais confiança na hora de precificar seus serviços.

Pesquise os preços dos concorrentes

O mercado está cada vez mais disputado, por isso você precisa pesquisar quais são os valores que seus concorrentes estão oferecendo, a fim de não precificar de forma exagerada seus serviços ou colocar um preço que esteja muito abaixo do mercado. Para atingir esse equilíbrio, entre em contato com os buffets que oferecem serviços semelhantes aos seus e faça um planejamento financeiro!

Analise seus clientes em potencial

Sem clientes não há razão para seu buffet existir, não é? Por isso, é importante garantir que os valores cobrados podem ser pagos pelos seus clientes, pois de nada adianta cobrar preços exorbitantes se ninguém estiver disposto a pagar por seus serviços. Dessa forma, procure equilibrar os preços e lembre-se de fazer pesquisas de satisfação com os consumidores, afinal, agradá-los é também é uma estratégia essencial!

Considere as horas de trabalho

Uma dúvida bastante comum entre os donos de negócios que prestam serviços de buffet diz respeito à gestão do tempo. Já que esse negócio engloba uma ampla gama de diferentes serviços, é preciso estar atento ao tempo hábil que você tem para atender às solicitações dos clientes. É fundamental evitar atrasos e estar sempre a postos para quando o seu cliente precisar, então é preciso organizar muito bem a sua empresa.

Entenda o valor do CAC

CAC (Customer Acquisition Cost ou custo de aquisição de clientes, em português) é uma métrica que você deve determinar para incluir no preço de serviços de buffet. Ela diz respeito ao valor médio investido para conseguir um cliente.

Dessa forma, são considerados todos os investimentos de marketing — como anúncios, publicações em redes sociais, flyers e website, parcerias e contratação de colaboradores para efetivar a venda dos serviços. O cálculo se dá por:

CAC = soma de todos investimentos realizados / número de clientes conquistados

Dessa forma, se dentro do período de um mês o buffet gastou R$10.000,00 com ações voltadas para conquistar clientes, e foram fechados 10 eventos, o CAC foi de R$1.000,00.

Esse valor deve ser incluído nos projetos vendidos. Além disso, é importante acompanhar os investimentos para não acabar encarecendo demais o valor dos eventos.

Calcule o custo médio por pessoa

Uma forma de precificação muito comum é determinar um valor a ser pago por convidado do evento. Dessa forma, cada cliente vai pagar pelo total de participantes de sua festa.

Para isso, é necessário saber determinar o quanto cada pessoa custa para o buffet dentro de suas opções de cardápio. Afinal, um menu de comida japonesa vai custar muito mais do que uma opção mais simples, com frango e salada!

O ideal é que você tenha suas opções de cardápio definidas, bem como o custo por pessoa de cada uma delas. O cálculo é bem simples: divida o custo total do menu pela quantidade de pessoas que ele atende. Por exemplo, um menu que serve 50 pessoas e precisa de R$500,00 para ser preparado, tem um custo por pessoa de R$10,00.

Lembrando que esse é apenas o custo dos alimentos, deve-se estimar os valores das bebidas também. Além disso, é necessário considerar os gastos do CAC e com funcionários, como cozinheiros, ajudantes e garçons. Ao final, deve-se ainda acrescentar a margem desejada para chegar ao valor de venda.

Saiba como calcular o ROI

Um cálculo importante para a saúde financeira do buffet é o retorno sobre investimento (ROI). Ele ajuda a determinar em quanto o negócio será capaz de recuperar o valor investido para sua abertura, reforma ou em outras necessidades. A fórmula de para isso é a seguinte:

% ROI = lucro / valor investido no negócio

Por exemplo, imagine que o gasto para abrir o buffet tenha sido de 100 mil reais. No primeiro ano de atuação, foram realizados 100 eventos que totalizaram 50 mil de lucro líquido (valor percebido depois de descontados todos os custos). Dessa forma, o ROI do período foi de 50%, ou seja, no primeiro ano de atuação, você já recuperou metade do valor investido no negócio.

Use um sistema de gestão

Por fim, dá para perceber como determinar o valor a ser cobrado pelos serviços de um negócio não é um processo simples, certo? São diversas variáveis que devem ser consideradas e monitoradas. Por isso, muitos buffets estão adotando um sistema de gestãopara lidar com essa e outras atividades.

Existem softwares especializados no negócio que oferecem diversas funcionalidades para gerir um buffet — inclusive a parte financeira e de precificação. O sistema permite cadastrar fornecedores e clientes, comparar preços, estimar o ROI, acompanhar fluxo de caixa, entre muitas outras coisas.

Seguindo essas dicas, sua empresa estará pronta para determinar o preço de serviços de buffet mais adequado para seus clientes, que cobre os custos, e superar os concorrentes!

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