22/04/16 | Gestão de Buffets | Nenhum comentário
O mercado de alimentação no Brasil vem crescendo substancialmente a cada ano. Um dos segmentos que se mostra promissor é o dos buffets que elaboram e confeccionam cardápios para vários eventos como formaturas, festas infantis, casamentos, coquetéis, entre outros.
Como a maioria dos negócios no Brasil, os serviços de buffet enfrentam a crise econômica e a concorrência, o que diminui o retorno financeiro almejado. Para se destacar e driblar a crise, vale a pena utilizar algumas estratégias para conquistar e fidelizar seus clientes. Abaixo, você confere algumas dicas importantes e estratégicas que acreditamos que irão lhe ajudar nesse processo.
Você pode também ler nosso post sobre gestão de buffets para descobrir a importância de analisar a concorrência e sair na frente.
Crie estratégias de relacionamento, privilegiando os clientes fiéis. No lançamento de ofertas, promoções, ou de um cardápio diferenciado e inovador, avise primeiro aos clientes preferenciais sobre as novidades.
Lembre-se que esses clientes são estratégicos para seu negócio, pois além de voltarem a consumir os produtos e serviços da sua empresa, podem trazer novos compradores. Além disso, ao estabelecer uma relação de maior proximidade, pode acontecer de o próprio cliente mediante alguma demanda, lhe oferecer novas e proveitosas ideias.
Uma alternativa para fidelizar clientes é inovar com seus produtos sem perder as características principais do buffet. Um ideia interessante é personalizar o cardápio de acordo com a estação do ano.
Por exemplo, você pode servir sorvetes nas festas infantis no verão e também em pleno inverno, modificando as decorações e, em dias mais frios, apostando em caldas quentes, mistura com bolinhos recheados ou sorvetes assados. Isso pode diferenciar seu buffet dos outros, demonstrando que você está atento às novidades da gastronomia e pode também oferecer alternativas para usar o que você tem em estoque, uma vez que você pode oferecer sorvete para a criançada o ano todo e garantir seu faturamento.
Outra boa opção é oferecer um mimo aos pais no dia do aniversário deles, como um bolo para poucas pessoas. Assim, no próximo aniversário eles podem pensar em contratar o serviço inteiro ou fazer uma festa maior em conjunto com um evento para as crianças.
Procure criar algo que preserve a conexão do cliente com seu buffet e que deixe sua marca na mente. Informativos e mensagens em datas específicas – que você pode até inventar, como um “Dia do Cupcake” – o farão lembrar sempre dos seus serviços e garantir que você tenha o retorno do consumidor. Você não sobrevive no mercado se não buscar formas novas e diferenciadas de atrair e reter clientes, procurando uma vantagem competitiva.
Por exemplo, você pode enviar uma mensagem de impacto para o celular do cliente no início do mês, lembrando de datas comemorativas e eventos abertos ao público em que sua empresa estará presente.
Ofereça vantagens e benefícios aos clientes fiéis. Isto é, implemente um plano de fidelização que garanta a satisfação contínua de quem contratar seus serviços de buffet para que essa pessoa continue fazendo negócios com você, além de lhe indicar outros clientes.
Que tal oferecer um bolo para o próximo evento do cliente que lhe trouxer alguém que contrate seus serviços? Outra ideia seria contemplar, com uma sessão de histórias contadas em uma festa infantil, o cliente que firmar contrato com você também para as festas de parentes ou amigos.
Tenha um sistema de gerenciamento das relações com clientes e que também ajude nos eventos de seu buffet. Assim, você pode acompanhar cada festa e tomar conhecimento do que é preciso melhorar ou adaptar. A falta de informação é um dos grandes motivos que leva à perda de clientes fieis.
Em nosso blog, você pode conferir o que um sistema de eventos precisa ter para ajudar seu negócio.
Quem contrata seus serviços tem que ter a certeza de investir em um buffet profissional, com uma equipe devidamente treinada e eficiente. Não terceirize o atendimento. Essa é uma forma de garantir os mesmos serviços, com a mesma qualidade, oferecendo o mesmo nível de experiência a todos..
Para saber mais, você pode ler nosso post sobre como contratar bons funcionários sem gastar muito.
Depois de nossas dicas, você ainda tem alguma dúvida sobre como fidelizar seus clientes? Já passou por alguma experiência que ache válida de se compartilhar? Deixe sua impressões nos comentários e aproveite para se informar mais sobre como entregar mais que o esperado e, assim, conquistar de vez seus clientes!
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