20/06/18 | Produção de Eventos | Nenhum comentário
Quando alguém pergunta o que é cenografia, a maioria das pessoas pensa instantaneamente no universo teatral. De fato, quem pensa assim não está errado — mas ela é bem mais do que isso! O termo vai muito além dos palcos e pode ser aplicada nos mais diversos ambientes como, por exemplo, na cenografia de eventos.
Quem trabalha nesse segmento, pode usar o conceito de cenografia para melhorar os resultados de seus eventos, criando experiências únicas e diferenciadas para seus clientes.
Hoje em dia, o termo vem se popularizando cada vez mais e o segmento tem recebido crescente reconhecimento nos quatro cantos do mundo. Com novas tecnologias e novidades no mercado, seu uso para soluções de eventos deve ser bem pensado e planejado.
Pensando nisso, colocamos abaixo todas as informações sobre cenografia de eventos e como usar essa técnica no seu negócio. Leia até o final para conferir!
Derivada da junção entre a arquitetura, a decoração de interiores e o teatro, a cenografia busca integrar iluminação, sonorização, decoração e vestuário para criar ambientes e provocar sensações. Ela é, portanto, uma prática que preza pelo planejamento e pela criação de uma experiência diferenciada em eventos das mais variadas naturezas.
O trabalho não se resume apenas ao cenário propriamente dito, outros fatores devem ser muito bem pensados. Com a ajuda de profissionais, como marceneiros, pintores, e serralheiros é que a ambientação se materializa.
Além disso, outros aspectos são levados em conta pelo cenógrafo: a disposição das mesas no salão, o uniforme dos garçons e a iluminação de determinada área não são definidos ao acaso. Cabe ao profissional da área interpretar as ideias de todos os envolvidos no projeto e construir um ambiente adequado a partir delas.
Assim sendo, o trabalho do cenógrafo é justamente integrar diversos elementos essenciais a um evento para corresponder ao tema e aos objetivos propostos.
Por trabalhar com questões práticas e também com outras mais subjetivas, a cenografia possibilita uma infinidade de possibilidades. Quando estamos em um evento, muitas vezes não percebemos explicitamente todos os detalhes cenográficos empregados.
Porém, os estímulos que eles proporcionam ao serem colocados em conjunto nos afetam claramente. Sensações de aconchego, de confiança, de romance, entre outras, são provocadas através de cheiros, sabores, cores e texturas. E tudo acontece através do trabalho de cenografia.
Confira abaixo, como a cenografia de eventos pode ser usada em cada tipo de festa e experiência vendida por um negócio.
Ao realizar um evento corporativo, por exemplo, é preciso levar em consideração a natureza do negócio e o clima organizacional (se mais descontraído ou mais formal). Então, ambientes mais clean, sóbrios ou com uma pegada tecnológica podem ser estimulantes para fechar um negócio.
Em eventos voltados para o público infantil, deve-se garantir que as crianças possam interagir com o espaço e sintam-se à vontade para brincar. Portanto, cores vibrantes e elementos lúdicos podem ser bastante explorados na cenografia.
Já em eventos festivos, como casamentos, é importante oferecer um ambiente aconchegante em que os convidados sintam-se parte da felicidade dos noivos. Assim, flores, luzes e sabores devem ser harmoniosamente integrados para esse propósito. Desse modo, qualquer que seja a situação, a cenografia faz com que os participantes memorizem um conceito, guardem um momento e queiram viver aquela experiência novamente.
Eventos temáticos nunca saem de moda, quer sejam focados em alguma década (30, 60, anos 2000 etc.), quer sejam locais ou ambientes. Entretanto, alguns temas têm sido mais procurados no últimos anos, como filmes, séries, personagens e super-heróis.
Para lidar com essa tendência, é preciso pensar em decoração, equipe de trabalho, gastronomia e todos os elementos que constroem a experiência de seu tema. Além disso, itens que precisam estar alinhados com o objetivo do evento são:
Todos esses itens criam a experiência de inserção no ambiente que se está tentando criar, fazendo uma abordagem sensorial para os convidados.
Outra tendência da cenografia de eventos são os cenários tecnológicos. Com tantas novidades e inovações, bem como adeptos desse meio, a criação de experiências tecnológicas se tornou uma demanda grande no mercado.
Para criar esse cenário, é preciso adotar decoração e iluminação com elementos do ambiente tecnológico. Pode-se incluir tablets e sistemas inteligentes de pedido de itens nas mesas, monitores com diferentes programações no ambiente, video mapping e outros recursos da inovação.
A realidade virtual (VR) é uma tecnologia cada vez mais usada no mercado. Ela permite criar um ambiente 360º simulado por um programa de computador, que pode ser experienciado por usuários através de um óculo VR que se conecta ao programa. Eles recebem estímulos visuais, sonoros e, em alguns casos, vibrações.
Dessa forma, é possível usar essa tecnologia para integrar os eventos tecnológicos e temáticos, fornecendo experiências mais completas para os convidados. Convenções de jogos e de tecnologia usam essa ferramenta para atrair visitantes para seus stands e demonstrar produtos da empresa.
A realidade aumentada (AR) é outra tecnologia que pode ser usada para compor a cenografia de eventos. Ela usa a tecnologia 3D para criar materiais que, quando visualizados por uma câmera, apresentam elementos virtuais num ambiente real — como o jogo Pokémon Go.
Dessa forma, essa mesma técnica pode ser usada em eventos para entreter e aumentar a experiência dos usuários, permitindo que eles interajam de diferentes formas com toda a decoração e atrações criadas.
Por fim, os hologramas são uma tendência que ainda está chegando ao Brasil. Muito usada em ambientes e eventos corporativos, a tecnologia permite a criação de uma imagem tridimensional de uma pessoa ou objeto.
Fica evidente que a cenografia de eventos é muito importante para o sucesso de qualquer negócio que trabalha nessa área. Afinal, ela é responsável em grande parte pelo impacto que o evento causa.
Dessa forma, saber trabalhar os elementos cenográficos é um diferencial fundamental. Cada vez mais, o mercado demanda ambientes lúdicos, criativos e funcionais para os eventos. Um bom cenógrafo deve ser capaz de captar expectativas e, se possível, elevá-las a um novo patamar.
Mais do que apenas oferecer uma atmosfera agradável, é preciso propor maneiras de tornar aquele momento surpreendente e memorável. Se sua proposta é oferecer a seus convidados tudo aquilo que eles esperam e um pouco mais, a cenografia será sua melhor aliada! Com planejamento e boas ideias, aliados ao aprendizado sobre o que é cenografia, será possível criar um evento incrível que seus convidados se lembrarão por muito tempo.
Gostou de saber sobre como a cenografia de eventos pode ser usada para criar experiências únicas para os seus clientes? Então não pare por aqui! Curta nossa página no Facebook e recebe mais novidades sobre esse e outros temas na sua timeline!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL